Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

G1

Vídeos mostram paciente dormindo em lençol no chão do hospital João Paulo II, em RO


Compartilhe:

Publicado por

em


Imagens desta quarta-feira (3) mostram superlotação em pronto-socorro, o maior da capital Porto Velho. Paciente é filmado dormindo sobre lençol no pronto-socorro do JPII
Rede Amazônica/Reprodução
Vídeos feitos dentro do Hospital João Paulo II, e enviados à Rede Amazônica nesta quarta-feira (3), mostram uma superlotação de pacientes no pronto-socorro da unidade, localizada na zona sul de Porto Velho. Em uma das imagens é possível ver pacientes dormindo no chão, um deles deitado apenas sobre um lençol.
Nas gravações feitas por meio do celular é possível ver crianças, jovens e adultos internados pelos corredores do hospital, a maioria improvisando formas para se acomodar (assista abaixo).
Condições no Hospital João Paulo II são alvo de denúncia
Em outro trecho do vídeo gravado nesta quarta-feira é possível ver um colchão no chão e, sobre ele, duas pessoas dividindo o mesmo espaço. Mais acima há uma maca com outra paciente.
Segundo a reclamação de um paciente internado, todos no pronto-socorro dividem espaço com os profissionais que precisam circular pelo local.
Há quem improvise bancos, cadeiras e colchões. Um homem foi filmado deitado sobre um pedaço de pano estendido no chão, enquanto aguarda a alta médica. Em outro trecho gravado dentro do hospital é possível ver um dos quartos lotados.
Pacientes aglomerados no hospital João Paulo II, em Porto Velho
Reprodução/Rede Amazônica
Em nota à Rede Amazônica, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que o hospital e pronto-socorro João Paulo II tem 134 leitos e realiza atendimentos e cirurgias de urgência e emergência da população rondoniense e de outras cidades, inclusive do Amazonas e ponta do Acre.
VÍDEO: Hospital João Paulo II tem macas nos corredores e pacientes deitados no chão
O estado afirma ainda que as equipes médicas realizam de imediato os primeiros atendimentos de qualquer pessoa que dá entrada no local e, quando for seguro, o paciente é transferido aos leitos de retaguarda, como o Hospital de Base.
Atualmente, o João Paulo II atende mais de 50 pessoas por dia e diz estar prestando assistência para 188 pacientes.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: