Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

Geral

As novidades do mercado de trabalho trazidas pela Internet


Compartilhe:

Publicado por

em

Fonte: Pexels

De todas as mudanças que a Internet trouxe para as nossas vidas, algumas das mais importantes se deram no mercado de trabalho, onde novas profissões surgiram e outras foram fortemente impulsionadas pela evolução da rede mundial de computadores. Algumas dessas novas atividades foram criadas graças à Web, uma vez que não fazem sentido em outro ambiente. Outras, por sua vez, já existiam anteriormente e tiraram proveito da nova tecnologia para se modernizar.

Novas atividades

Algumas atividades, apesar de não serem novas, passaram a atrair um número muito grande de novos profissionais em razão das possibilidades trazidas pela Internet. Um exemplo disso é o trading, que antes era realizado nas bolsas de valores ou nas corretoras e, atualmente, pode ser feito de qualquer lugar onde se tenha acesso à grande rede. Por meio de uma corretora forex, por exemplo, os traders podem utilizar plataformas online seguras e intuitivas para especular sobre pares de moedas e acessar o mercado que é considerado o mais líquido do mundo, movimentando diariamente mais de 6,6 trilhões de dólares.

Entre as novas profissões que passaram a existir por causa da Internet, uma das que tem tido mais destaque nos últimos tempos é a dos social medias. Esses profissionais são responsáveis por gerenciar as redes sociais das empresas, incluindo a geração de conteúdo e a interatividade com os seguidores nas principais plataformas. Além disso, eles coletam informações que são úteis não apenas para atender às demandas dos clientes, mas também para identificar novas tendências no mercado. A demanda por social medias tende a crescer no Brasil, já que, em recente pesquisa, 78% das empresas do país declararam estar presentes nas redes sociais.

Fonte: Canva

Porém, a atividade que certamente ganhou maior projeção com o crescimento da Internet foi a de influenciador digital, ou digital influencer (termo em inglês). Essas pessoas transmitem seus conhecimentos em um determinado assunto a outras que se interessem pelo tema, utilizando para isso as plataformas de redes sociais. Eles surgiram por volta do ano 2000, na antiga rede social Orkut e, de lá para cá, se multiplicaram na Web, a ponto de existirem atualmente, apenas no Brasil, mais de 500 mil influenciadores digitais. A importância que eles ganharam na vida das pessoas pode ser comprovada por um estudo que mostra que 52% dos internautas brasileiros seguem ao menos um influencer.

Vantagens

A possibilidade de realizar atividades de maneira remota que essas novas formas de trabalho oferecem reflete na qualidade de vida dos profissionais e, por consequência, na produtividade que eles entregam. Ao escolher um ambiente mais adaptado às suas preferências, o trabalhador exerce suas atividades com maior conforto e menos estresse.

Além disso, uma vez que a tecnologia está em constante evolução, novos recursos de software e hardware certamente surgirão, demandando a criação de outros tipos de atividades profissionais para lidar com eles e gerando novas possibilidades de ocupação. Paralelamente, algumas atividades já existentes poderão utilizar esses recursos para se reinventar e oferecer aos seus profissionais novas alternativas de desempenho de suas atividades, com menor esforço e maior satisfação.

Compartilhe: