Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Geral

Lançamento da campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é na próxima sexta-feira (5)


Compartilhe:

Publicado por

em

Evento com várias atividades será realizado no Skate Park, em Porto Velho
É compromisso coletivo a garantia de um desenvolvimento seguro e livre de abusos É compromisso coletivo a garantia de um desenvolvimento seguro e livre de abusos

Conhecido nacionalmente como “Maio Laranja”, este é o mês em que se enfatiza ainda mais o combate ao abuso e à exploração sexual infantil em todo o Brasil, e em Porto Velho não é diferente. A data escolhida como dia nacional de combate a esses crimes é o 18 de maio.

Na capital rondoniense, o lançamento oficial da campanha nacional intitulada “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” será na próxima sexta-feira (5), às 16h, no Skate Park, bairro Jardim das Mangueiras, zona Leste da cidade.

“Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), aliada aos parceiros como PRF, Semed , Semusa, órgãos da sociedade civil organizada que integram a Rede de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, disse Claudi Rocha, titular da Semasf.

Conforme a gerente do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Sefra Maria Barros, no dia do lançamento da campanha e durante todo o mês de maio, haverá diversas ações conjuntas voltadas para o tema.

Durante todo o mês de maio, haverá diversas ações conjuntas voltadas para o temaDurante todo o mês de maio, haverá diversas ações conjuntas voltadas para o tema

“O objetivo é mostrar à sociedade que o combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes é um compromisso coletivo. É necessário garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual”, enfatizou Sefra.

DENÚNCIA

A gerente do Creas também faz um apelo a população para que denuncie todo e qualquer abusador ou explorador sexual de menores. Para tanto, basta ligar para o Disk 100, que é um canal nacional. Se preferir, também pode acionar os Conselhos Tutelares do territorio nos seguintes números de contato:

1º Conselho Tutelar – (69) 99981-0664
2º Conselho Tutelar – (69) 99983-1383
3º Conselho Tutelar – (69) 98473-4966
4º Conselho Tutelar – (69) 98473-3758
Conselho Tutelar Distrital (Jaci Paraná) – (69) 99979-1799 ou (69) 3236-6121

LEI FEDERAL

Instituído no Brasil pela Lei Federal Nº 9.970/2000, o 18 de maio foi tornado oficial como “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

A data tem como referência o ano de 1973, quando uma menina de apenas 8 anos de idade (Araceli), foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente, assassinada e depois ainda teve o corpo queimado. O caso aconteceu em Vitória (ES). Os três acusados de matar a menina foram absolvidos em 1991 e o crime continua impune.

Texto: Augusto Soares
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: