Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

Jurídicas

Assédio moral nas instituições públicas será debatido em seminário


Compartilhe:

Publicado por

em

O evento acontece no dia 5 de maio, no edifício-sede do TJRO

Banner do Seminário assédio moral nas instituições públicas com informações das palestrantes e a data do evento

O Poder Judiciário de Rondônia realizará, no dia 5 de maio de 2023, das 8h às 12h, um seminário, aberto ao público, para debater a necessidade da prevenção e do combate a condutas abusivas no âmbito das relações de trabalho. A ação é promovida pela Comissão de Prevenção e Combate ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação (TJRO) em parceria com o Comitê Gestor Interinstitucional da Política de Equidade de Gênero, de Raça e Diversidade do Estado de Rondônia (TJRO, Emeron, MPRO e TRT14) e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

O seminário “Assédio Moral nas Instituições Públicas” será realizado no auditório do edifício-sede do Tribunal de Justiça de Rondônia. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas por meio deste link.

A programação do evento conta com a participação das palestrantes Janine Kieling Monteiro, doutora em Psicologia, e Vanderleia Dal Castel Schlindwein, doutora em Serviço Social. Ambas com experiência em saúde mental do trabalhador, com ênfase no assédio moral.

Assédio Moral

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o assédio moral no ambiente de trabalho é um comportamento irracional, repetido, em relação a um(a) determinado(a) empregado(a) ou a um grupo de empregados(as), criando um risco para a saúde e para a segurança. Ou seja, é caracterizado por um comportamento ofensivo, humilhante, que desqualifica ou desmoraliza por meio de ataques vingativos, cruéis e maliciosos, com o objetivo de causar prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação, criando ambiente excludente e de deterioração das relações de trabalho.

O assédio moral é um fenômeno antigo, embora recentemente tenha recebido maior atenção dos especialistas das relações de trabalho, considerando que a sua incidência afeta negativamente o ambiente laboral, a evolução da gestão de pessoas e o desenvolvimento das organizações.

Diante dessas circunstâncias é urgente a construção de ações preventivas no combate ao assédio moral no ambiente de trabalho, o que contribui para a promoção e fortalecimento da autoestima das pessoas envolvidas, além de oferecer preparo para que as vítimas de assédio saibam identificar a violência sofrida, e quais os caminhos devem percorrer para buscar ajuda.

Assessoria de Comunicação Institucional

Compartilhe: