Conectado por

Rondônia, sábado, 27 de abril de 2024.

Agronegócio

Agroindústrias geram renda e valorizam produção local


Compartilhe:

Publicado por

em

Beneficiamento agrega valor aos produtos e ajudam na renda familiar

Apoiar a agroindústria atende ao propósito de valorização do trabalho do homem do campoApoiar a agroindústria atende ao propósito de valorização do trabalho do homem do campo

Na Rondônia Rural Show, 12 agroindústrias do município de Porto Velho estarão presentes. Elas possuem o Selo Municipal de Inspeção (SIM) e o Selo de Inspeção Estadual (SIE), em uma parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). No município, as agroindústrias atuam com produtos como peixes, embutidos de carne de porco, cocada e doces, polpas, massas e biscoitos, e a maioria delas é sediada na cidade, mas também com atuação nos distritos.

“Ainda comercializamos muitos produtos in natura, e precisamos beneficiá-los, para gerar mais empregos e agregar valor, com uma renda maior aos produtores. Temos um desafio muito grande para essa expansão, pois há ainda muita burocracia, que não depende da Prefeitura, já que a maioria das normativas são a cargo do Estado e da União”, disse o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves.

Apoiar a agroindústria atende ao propósito de valorização do trabalho do homem do campo, proporcionando a geração de emprego e renda, além da manutenção destas famílias na área rural. “Somos incentivadores da produção e ao processamento dos produtos de origem animal e vegetal, de modo a agregar maior valor e renda”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), Carlos Magno.

AGROINDÚSTRIA

A agroindústria é o ambiente físico equipado e preparado onde um conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas agropecuárias provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura são realizadas de forma sistemática.

Ela tem a finalidade de transformar as matérias-primas, prolongando sua disponibilidade, aumentando seu prazo de validade, diminuindo a sua sazonalidade além de agregar valor aos alimentos in natura, procurando manter as características originais dos alimentos.

Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

 

Compartilhe nas redes:

Twitte

Compartilhe: