Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Executivo

Tecnologia para tratamento de efluentes vai fortalecer agroindústrias de Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Garantir água limpa e de boa qualidade para esta e às futuras gerações

O Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da agricultura – Seagri e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Ifro, realizou no Centro de Treinamento da Emater, em Ouro Preto do Oeste, um encontro com engenheiros agrônomos que atuam na extensão rural, para nivelamento de ações que visam a regularização e o fortalecimento das agroindústrias familiares. O objetivo é dimensionar o sistema de tratamento de efluentes agroindustriais, provenientes de processamento de produtos e subprodutos de origem animal e vegetal da agricultura familiar de Rondônia, buscando estudos e tecnologias que garantam água limpa e de boa qualidade para esta e às futuras gerações.

A agroindústria familiar é uma alternativa para o desenvolvimento rural, contribuindo com a geração de renda por meio do processamento de alimentos com redução de perdas da produção. O Governo de Rondônia tem se empenhado em oferecer incentivos como o Programa de Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar – Prove, acompanhado de assistência técnica direta às agroindústrias familiares, que além de fortalecer a família no campo, traz um incremento à economia Estadual.

Fomento ao fortalecimento da agroindústria, uma das Políticas Públicas do Governo Estadual

Para o governador Rondônia, Marcos Rocha, é preciso fortalecer as ações voltadas ao desenvolvimento econômico do Estado, de forma a garantir a geração de emprego e renda para famílias no campo. “Temos trabalhado por meio da Seagri e Emater; as Políticas Públicas de desenvolvimento da agricultura do Estado, e o fomento voltado ao fortalecimento da agroindústria tem sido uma de nossas ações mais efetivas”, salientou.

Endossando as palavras do governador, o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão enfatizou que, a Autarquia tem cumprido as orientações do  governo estadual. “Os programas de governo fomentados pela Seagri têm sido de importância para esse fortalecimento da agroindústria e para a melhoria da qualidade de vida da família rural”, destacou.

A capacitação dos extensionistas da Emater/RO contou com a professora Edilene da Silva Pereira, Ifro, que abordou o tema Nivelamento em dimensionamento e operação de sistema de tratamento de efluentes da agroindústria familiar do Estado de Rondônia. A meta, segundo o plano de trabalho apresentado pela gerente técnica da Autarquia, Flavia Ferreira da Costa Carvalho, está em adquirir conhecimento das tecnologias de tratamento e avaliar, na prática, alguns sistemas de tratamento, entre outros fatores.

Compartilhe: