Conectado por

Rondônia, terça, 16 de abril de 2024.

Destaque

Prefeitura integra Operação para combater furto de fios elétricos e outros materiais


Compartilhe:

Publicado por

em

Equipes da Emdur, Sema, Semusb, Semfaz e Vigilância Sanitária atuaram em conjunto com a PM

Sucatarias e ferros-velhos são os alvos principais da operaçãoSucatarias e ferros-velhos são os alvos principais da operaçãoComo parte do Programa Cidade Segura, a Polícia Militar desencadeou na manhã desta segunda-feira (27) a Operação Fio Desencapado, determinada pelo Governo do Estado, com a finalidade de combater a receptação de produtos de fios e materiais elétricos, hidrômetros e outros produtos roubados ou furtados, que geram muitos prejuízos ao poder público e às concessionárias, além de trazerem transtornos à população. Sucatarias e ferros-velhos são os alvos principais da operação.

A prefeitura de Porto Velho, por determinação do prefeito Hildon Chaves, atua como parceira direta na operação que transcorre durante todo o dia, e que terá outras ações continuadas. “A cidade sofre com o roubo e o furto de fios e materiais elétricos, de hidrômetros (medidores) de água, material das empresas de telefonia e outros produtos. Isso gera prejuízos enormes ao poder público e às empresas, gerando um transtorno enorme para o cidadão. E coibir os pontos de receptação é fundamental”, disse o prefeito.

A prefeitura está presente com as secretarias de Meio Ambiente (Sema), de Fazenda (Semfaz), de Serviços Básicos (Semusb), além da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdur) e a Vigilância Sanitária. A Operação está sob a responsabilidade do Comando Regional de Policiamento (CRP I), tendo à frente o coronel PM Robinson Brancalhão, e o comando operacional do tenente-coronel PM Marcelo Duarte. Policiais dos Batalhões de Choque, Batalhão de Fronteiras e da Polícia Ambiental, além de policiais do 1º, 5º, 9º BPM estavam na ação. O Estado disponibilizou ainda servidores da Caerd e da Sedam.

Força-tarefa une profissionais de vários setores e que terá ações continuadasForça-tarefa une profissionais de vários setores e que terá ações continuadasAÇÃO

Foram 20 locais alvos da operação, em diversas áreas de Porto Velho, mas com uma concentração maior de locais na região central da cidade, que compram sucatas e ferro-velho. “Como é mais complicado identificar e prender quem furta um fio, uma luminária ou componente, a ação mais eficaz é combater quem compra esse material”, disse o presidente da Emdur, Gustavo Beltrame, que esteve presente na operação.

O tenente-coronel Marcelo Duarte assegurou que a operação vai seguir com novas ações já nos próximos dias. “A ideia é sufocar esse mercado clandestino. Nos primeiros dois meses deste ano, só na capital, foram furtados mais de 1,7 mil hidrômetros da Caerd, gerando muitos prejuízos à empresa e aos cidadãos”.

O secretário da Semusb, Wellem Prestes, informou que a pasta disponibilizou máquinas, veículos e servidores para recolher os produtos que foram flagrados de forma irregular. “Todo o material apreendido e que precisará ser conduzido para outro local, será feito por meio da Semusb. O destino vai depender da situação do material”, adiantou.

Uma coletiva, agendada para as 17h desta segunda-feira, no quartel do Comando Geral da PM, com a presença do prefeito Hildon Chaves, vai mostrar um balanço das ações e os desdobramentos da Fio Desencapado.

Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: