Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

Política

Deputada Ieda Chaves representa Assembleia Legislativa em evento na OAB-RO


Compartilhe:

Publicado por

em

Ministra Assusete Magalhães, do STJ, participa do seminário dedicado às mulheres.

Foi aberto na manhã dessa segunda-feira (27), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o seminário “Novas perspectivas para a Administração Pública na Visão Delas” com a ministra Assusete Magalhães. A deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil) representou a mesa diretora da Assembleia Legislativa (ALE), presidida pelo deputado Marcelo Cruz (Patriota).

Após a solenidade de abertura a ministra Assusete recebeu várias homenagens do Tribunal de Justiça (TJ), Ministério Público (MP) estadual, OAB-RO e outras entidades representativas. Em seguida a ministra proferiu palestra com o tema “A evolução da Jurisprudência do STJ sobre direito administrativo”.

A deputada Ieda Chaves, que preside a comissão de Finanças, Economia, Tributação, Orçamento e Organização da ALE, segunda maior votação nas eleições de outubro de 2022 (24.667 votos), argumentou, que a representatividade da mulher na administração pública é significativa, pois, de acordo com o IBGE, “representam mais da metade (53,6%) dos servidores públicos municipais, estaduais e federais no Brasil”.

Apesar de também ser maioria no colégio eleitoral brasileiro (52.65%), elas são minoria no Congresso Nacional, executivos estaduais, Assembleias Legislativas, prefeituras e câmaras de vereadores. Rondônia hoje tem cinco deputadas para uma bancada de 24 parlamentares. Para a deputada, as mulheres devem participar com maior assiduidade da política.

Segundo Ieda, as mulheres estão mais ativas e participando em maior número na atividade política. “Estamos mais cientes e liderando as mudanças”, inclusive com novas perspectivas trazidas pelas mulheres na administração pública com políticas públicas mais eficazes e na promoção do bem-estar social e econômico, porém, diz que é preciso mais.

O encontro na sede da OAB ocorre durante todo o dia.

Texto: Waldir Costa I Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

Compartilhe: