Conectado por

Rondônia, quarta, 24 de abril de 2024.

Geral

Município de Porto Velho possui sete das dez melhores escolas do Estado, no 2º ano do ensino fundamental


Compartilhe:

Publicado por

em

No 5º ano do ensino fundamental, duas escolas municipais da capital estão entre as dez melhores do Estado

Sete das dez melhores escolas do Estado no 2º ano do ensino fundamental são de Porto Velho, segundo dados do Sistema Permanente de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero), comprovando os avanços educacionais que o município tem registrado nos últimos anos, fruto de investimentos, planejamento e do empenho de professores, diretores e de toda a rede pública de ensino.

A rede municipal de ensino de Porto Velho conta com cerca de 44 mil alunosA rede municipal de ensino de Porto Velho conta com cerca de 44 mil alunosOs dados foram divulgados na noite desta quinta-feira (23), em evento promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizado no Teatro Guaporé, durante o seminário: “Resultados do Saero 2022: painel de indicadores e perspectivas”.

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, participou do evento. “Estou feliz com o desempenho das escolas municipais de Porto Velho e isso nos estimula a trabalharmos mais, a investirmos mais, a buscarmos mais ferramentas que propiciem o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem no nosso município”.

Sobre o Saero, o prefeito afirmou que “este é um projeto dos mais importantes para a educação de Rondônia. Não conseguimos fazer gestão, sem termos o diagnóstico. De posse de informações precisas, saberemos onde precisamos fazer as intervenções para as correções. Quando assumimos a prefeitura, implantamos o Avalia Porto Velho, que nos permitiu colhermos algumas informações, que foram muito relevantes”.

Hildon Chaves avaliou ainda que “é preciso ver o que está acontecendo de bom e replicar esse modelo. Temos que definir uma política educacional juntos e copiar as boas práticas, num trabalho cooperativo como o que vemos aqui, entre Estado, municípios, o Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público e outros parceiros”.

A rede municipal de ensino de Porto Velho conta com cerca de 44 mil alunos. A secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros, a secretária estadual de Educação, Ana Pacini, o conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Cury, a promotora de justiça Tânia Garcia, entre outras autoridades, participaram do evento.

Premiação

Foram premiadas sete escolas da rede municipal Foram premiadas sete escolas da rede municipalNo segundo ano do ensino fundamental foram premiadas sete escolas da rede municipal de Porto Velho, entre as dez melhores escolas que se destacaram na avaliação do Saero, em todo o Estado. Sendo elas, as Escolas Municipais Antônio Ferreira da Silva, Senador Darcy Ribeiro, São Pedro, Tucumã, Professor Pedro Tavares Batalha, Guadalupe e Voo da Juriti.
Já no quinto ano do ensino fundamental, as duas escolas municipais de Porto Velho, premiadas entre as dez melhores do Estado, são Auta de Souza e Padre Geovani Mendes.

O que é o Saero?

O Saero é um sistema permanente de avaliação, com os resultados dos exames fornecendo subsídios para a tomada de decisão referentes à política educacional, por parte dos gestores da educação no Estado e nos municípios.
As provas do Saero foram realizadas entre os dias 8 a 11 de novembro de 2022, com o objetivo de avaliar o nível de aprendizado de matemática e língua portuguesa dos estudantes matriculados no 2°, 5° e 9° anos do ensino fundamental, além dos estudantes do 3º ano do ensino médio, das redes públicas estadual e municipais, com pelo menos 80% dos alunos de cada série avaliados, por escola.

Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: