Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

Política

Cirone Deiró apresenta proposta para criar plano de redução das filas de cirurgias


Compartilhe:

Publicado por

em

Iniciativa busca aumentar a capacidade de atendimento das unidades médicas e otimizar os recursos disponíveis.

O deputado estadual Cirone Deiró (União Brasil) indicou ao Governo do Estado, a necessidade de elaboração da lei, que cria o Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na rede pública de saúde. Segundo ele, a medida é um passo fundamental para a melhoria do sistema de saúde em Rondônia e atender pacientes que estão há meses esperando por um procedimento.

Cirone Deiró explicou que o objetivo desse plano é garantir que os pacientes que necessitam desses procedimentos médicos, recebam o atendimento necessário de maneira mais rápida e eficiente. Ele lembrou que o Governo Federal instituiu o Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde), no último dia 3 de fevereiro. “É uma ação extremamente relevante que se soma aos esforços do Governo de Rondônia, para reduzir as filas na rede estadual de saúde”, disse.

Por meio da portaria, segundo Cirone, o Governo Federal sinalizou a urgência em resolver o problema das filas e se compromete a disponibilizar recursos e apoio necessários aos estados e municípios, na implementação de medidas efetivas. “A criação do Plano Estadual de Redução das Filas busca contribuir com esse compromisso”, destacou.

Longas esperas 

Cirone Deiró acredita que a criação do Plano de Redução das Filas beneficiará milhares de rondonienses que aguardam por cirurgias, exames complementares e consultas especializadas, promovendo não apenas um atendimento mais rápido, mas também de qualidade. “O cenário atual das filas e longas esperas por atendimento médico é desafiador e preocupante para pacientes e seus familiares”, ressaltou.

Sobre as medidas que deverão ser adotadas para tornar o plano eficaz, Cirone pontuou que entre elas está a de aumentar a capacidade de atendimento das unidades médicas, estabelecer parcerias com instituições privadas e otimizar os recursos disponíveis. “A comunicação entre a Secretaria de Estado da Saúde e a população, também é crucial, assegurando que os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) estejam informados sobre seus direitos e os meios pelos quais podem obter atendimento adequado e em tempo hábil”, acrescentou.

Segundo Cirone, a criação da lei, instituindo o Plano Estadual, representa uma ação prioritária e significativa, que atesta o compromisso do Governo de Rondônia, em garantir o acesso à saúde e o cuidado adequado com o bem-estar de sua população. “Trata-se de um esforço conjunto de diversos setores e agentes públicos, visando superar os desafios do sistema de saúde e promover um atendimento médico eficiente e justo para todos”, encerrou.

Texto: Eli Batista/Assessoria parlamentar
Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

Compartilhe: