Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

Geral

Serviços de iluminação pública são realizados em distritos de Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

Ações vão atender as comunidades ao longo da BR-364 e do baixo Madeira

O primeiro distrito da BR a ser contemplado é Jaci-ParanáO primeiro distrito da BR a ser contemplado é Jaci-ParanáAinda neste mês de março, a Prefeitura de Porto Velho iniciará um novo mutirão para executar reparos no sistema de iluminação pública de todos os distritos. Serão atendidos tanto aqueles localizados ao longo da BR-364 quanto os que estão situados na região ribeirinha do município.

“No ano passado, atendemos 2.968 pontos de iluminação nos distritos. Em todo o município, inclusive pequenas vilas rurais, foram cerca de 40 mil pontos de luz. Este ano queremos fazer muito mais, conforme determinação do prefeito Hildon Chaves”, comentou o presidente da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur), Gustavo Beltrame.

Inicialmente serão contemplados os distritos da BR, começando por Jaci-Paraná. Na sequência as equipes da Emdur atenderão Nova Mutum, Vista Alegre do Abunã, Abunã, Fortaleza do Abunã, Extrema, Nova Califórnia, Rio Pardo e União Bandeirantes.

“Após concluirmos essa primeira fase dos trabalhos, nossas equipes serão deslocadas para o baixo Madeira, começando pelo distrito de Calama. Em seguida, será a vez de Demarcação (no rio Machado), Nazaré e São Carlos”, acrescentou Beltrame.

ESPAÇOS PÚBLICOS

Da mesma forma como ocorreu em anos anteriores, conforme o presidente da Emdur, a ideia é iluminar também os espaços públicos como praças, quadras esportivas e campos de futebol, entre outros. Desta forma, a Prefeitura contribui para que haja mais segurança nas vias e nos espaços de lazer no período noturno.

Ele ainda explicou que durante os trabalhos são substituídos os materiais que apresentam defeitos, como luminárias, suportes metálicos, reatores, relés, lâmpadas e até mesmo fios e cabos da rede de iluminação pública, entre outros.

PROGRAMAS

Para facilitar o andamento dos trabalhos e manter a capital, distritos e vilas sempre bem iluminados, Gustavo Beltrame informa que alguns programas foram implantados pela atual gestão municipal.

Entre eles estão o PROLUZ – Programa de Iluminação Pública Rural, que atende as vilas rurais com características urbanas; o PRORENOVA, voltado para a iluminação de espaços públicos (praças, quadras esportivas, parques e campos de futebol, entre outros); e o PROLED, cujo objetivo é substituir as lâmpadas comuns por luminárias de LED, que são mais econômicas e têm maior durabilidade.

Texto: Augusto Soares
Foto: SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: