Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

Política

Criação das reservas ambientais é criticada pelo deputado Alex Redano


Compartilhe:

Publicado por

em

Parlamentar cobra ponte em Alto Paraíso e destaca “Gabinete Itinerante”.

As reservas ambientais criadas pelo ex-governador Confúcio Moura (MDB), hoje, senador da República, motivou pronunciamento do deputado Alex Redano (Republicanos) na sessão ordinária da tarde desta terça-feira (21). Redano destacou a preocupação do impacto social da ação e iniciou a coleta de assinaturas com os colegas deputados para a formação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar a fundo como foram criadas as reservas.

Na época da composição das reservas (em 2018), Redano disse que foi alertado pela sua assessoria jurídica, que o decreto do governador Confúcio, iria “criar problemas para a população”. Na ocasião Redano apresentou emenda à Constituição de Rondônia, proibindo a criação das reservas, mas antes da publicação foram criadas as reservas para o estado.

A situação de regiões como Jacinópolis e Rio Pardo é crítica, porque os moradores perdem noites de sono e vivem em constante ansiedade, pois podem perder seus animais, plantações, as propriedades, porque não sabem o que poderá ocorrer em suas terras onde estão há anos. “A CPI será a ferramenta que nos levará a saber porque foram criadas essas reservas”, disse o parlamentar.

O deputado Redano também criticou a demora para construção da ponte no Rio Jamari ligando Alto Paraíso a RO-459, com a BR-364. Propôs que a empresa que está construindo a obra, interminável, pague a travessia pela balsa aos motoristas.

A região da Ponta do Abunã, em Porto Velho, segundo Redano, assim como Vista Alegre não tem mais asfalto nas ruas. Disse que é necessário restauração e mais investimentos na área de saúde e de infraestrutura.  Os municípios de Rondônia estão recebendo a vista do “Gabinete Móvel”, um ônibus do deputado Redano, que percorre os municípios mantendo contato com a população. “Queremos ouvir o povo e saber das necessidades”, disse o parlamentar.

Texto: Secom ALE/RO
Foto: Rafael Oliveira I Secom I ALE/RO

Compartilhe: