Conectado por

Rondônia, quarta, 24 de abril de 2024.

Jurídicas

Mês da Mulher no Ministério Público de Rondônia terá programação especial aberta ao público


Compartilhe:

Publicado por

em

Para homenagear as mulheres rondonienses que muito fizeram e ainda fazem pelo Estado, e promover reflexão e atuação efetiva em prol da igualdade de gênero, o Ministério Público de Rondônia realizará, durante o mês de março, programação especial com exposição fotográfica, roda de conversa e talk show. Todos os eventos previstos são gratuitos e abertos ao público.

Como órgão constitucionalmente vocacionado à defesa dos direitos individuais e sociais indisponíveis, o MP de Rondônia é agente de transformação social e possui papel relevante no fomento do debate público. Para isso, a Instituição convida a população para prestigiar e participar dos eventos:

  • 16/3, às 9h – Abertura da exposição fotográfica “Mulheres Inspiradoras”;

  • 16/3, às 19h – Roda de Conversa sobre “Mulheres no Sistema de Justiça”;

  • 23/3, às 10h – MPRO Talks sobre “Atuação feminina”.

A exposição fotográfica “Mulheres Inspiradoras” retrata 10 personalidades femininas atuantes nas mais diversas causas pela equidade de gênero em Rondônia, com forte protagonismo em pautas sociais. Entre elas estão Neidinha Bandeira, Karen de Oliveira, Rosângela Hilário, Benedita Nascimento, Ida Peréa, Maria Inês Oliveira, Jeddas Ferreira, Zelite Carneiro, Anne Cleyane, Rita Moncks e Ana Carla Ilés.

Para a coordenadora do projeto, Promotora de Justiça Tâmera Padoin Marques Marin, todas as atividades foram pensadas para reconhecer a mulher rondoniense e valorizar seu empenho nas causas em que atuam. “Gostaríamos de poder fotografar e expor o maior número de possível de representantes, de todas as regiões do Estado, mas não é possível. No entanto, conseguimos reunir um time diverso com pessoas que expressam bem a força feminina em nosso estado”, afirma.

Além do ensaio fotográfico, as personagens deixaram um depoimento em vídeo sobre “O que é ser mulher?” diante de suas vivências pessoais e profissionais. O material será publicado no perfil do MPRO no Instagram (https://www.instagram.com/mpro_oficial/).

A roda de conversa “Mulheres no Sistema de Justiça” contará com a participação da Procuradora de Justiça Aposentada Rita Maria Lima Moncks (MPRO), a Juíza de Direito Rosilene Santana Souza (TJAC), a Delegada de Polícia Aposentada Elza Aparecida Castro (SSP SP) e a Vice-Presidente da OAB Seccional Rondônia, Vera Lúcia Paixão (OAB/RO). O debate será mediado pela Promotora de Justiça Tâmera Padoin Marques Marin.

Encerrando a programação, o MPRO Talks traz palestras de Anne Cleyane, da ONG Filhas do Boto Nunca Mais, e Neidinha Bandeira, da Associação Kanindé. Ambas falarão sobre representatividade e atuação feminina.

Os eventos são organizados pela Escola Superior do Ministério Público, que disponibilizará certificado de participação aos inscritos. As vagas são limitadas e podem ser garantidas pelo portal do MPRO (https://esmpronet.mpro.mp.br/)

Compartilhe: