Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

Geral

Porque os pneus da frente gastam mais?


Compartilhe:

Publicado por

em

Eis a questão: Por que os pneus da frente gastam mais? Um dos principais fatores para isso é o maior consumo exigido por esses pneus, que podem apresentar uma degradação três vezes mais rápido que os pneus traseiros, independente da marca, seja pneu Pirelli, Bridgestone, entre outras.

Mas isso é completamente normal, não se preocupe. Nas próximas linhas mostraremos os principais motivos que acarretam esse desgaste, acompanhe a leitura!

Mudança constante de direção

Normalmente, os carros de passeio usam pneu 185 65 R15 e os pneus dianteiros são responsáveis por guiar o carro nas curvas, portanto, essa mudança constante de angulação faz com que o pneu seja mais exigido e ocorra um maior desgaste da sua banda de rodagem.

Recebem mais peso

Normalmente, nos veículos atuais, a maior parcela do peso fica localizada na parte dianteira do veículo: apenas entre o motorista, o motor e a caixa de câmbio podemos somar em média 300 Kg. Esse peso acaba sendo suportado pelos pneus dianteiros que consequentemente acabam sofrendo uma deterioração maior.

Tração nas rodas dianteiras

Hoje em dia, a maioria dos veículos possui tração dianteira, responsável por “empurrar o carro para frente”.

Esse movimento é proporcionado pela ação do motor em conjunto com os pneus dianteiros, que necessitam “vencer” o atrito da estrada para colocar o carro em movimento.

Os pneus traseiros já não necessitam desse esforço, pois apenas seguem o movimento do carro proporcionado pela tração dianteira. Há casos de carros com tração nas quatro rodas, mas a tração traseira só é usada quando necessário.

Qual é a solução?

O rodízio de pneus é uma boa solução. É uma técnica antiga que tem como objetivo principal prolongar a vida útil do pneu aro 16 ou de qualquer medida. O procedimento consiste em fazer a troca periódica da posição de cada elemento, ou seja, mudar as rodas de lugar. É uma tarefa importante porque o desgaste da borracha é sempre diferente entre a traseira e dianteira do veículo.

Com a troca periódica dos pneus você garante um desgaste uniforme entre eles, além do estepe (também entra no rodízio), proporcionando que todos sofram as mesmas ações que citamos acima.

Caso já tenha feito o procedimento, o próximo passo é a troca do conjunto de pneus. Com pneus novos você tem a máxima performance e pode até economizar com o gasto de combustível.

 

Compartilhe: