Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Geral

Pneus: O que é off-road 4×4?


Compartilhe:

Publicado por

em

Ouvimos falar muito em pneus off-road e 4×4, mas o que são essas nomenclaturas? Resumidamente, o off-road é derivado do termo em inglês, em que a tradução literal significa “fora de estrada”, e pode ir muito além do seu significado.

Embora seja muito usado para designar qualquer prática realizada fora da pavimentação e frequentemente em lugares de difícil acesso, veículos com apelo de aventura nem sempre tem as características reais que uma aventura dessa natureza exige.

Já o 4×4 é simplesmente a tração nas quatro rodas, ou seja, o sistema de transmissão distribui a força do motor por todas as rodas.

Acompanhe a leitura e saiba mais!

Quais veículos são apropriados

Nas competições e na prática do off road, normalmente as categorias variam entre carros e caminhonetes, motocicletas, caminhões e o UTV, esse último sendo o mais peculiar, um veículo multitarefa, também chamado de side-by-side, com funcionamento e estrutura similar a dos quadriciclos.

Importante ressaltar mais uma vez, porém, que há diferenças e muitas regras que separam conceitualmente as competições profissionais da prática amadora. Durante as expedições de fim de semana, o condutor deve contar com vários itens que o ajudarão a superar os desafios da estrada, mas é ele que define essa rota.

Veículos robustos off road, como Ford Ranger, Jeep Wrangler, VW Amarok, estão disponíveis no mercado e promovem desempenhos surpreendentes.

Quais são os pneus ideais?

Conheça os pneus a seguir:

Pneu de estrada (80/20)

Este modelo possui uma carcaça mais suave. O pneu 195 55 R15, por exemplo, oferece mais conforto na condução e seu desenho é concebido para otimizar a evacuação da água na estrada. O que rende um excelente comportamento no asfalto.

Pneu misto (50/50)

O pneu aro 15 4×4 misto, como o próprio nome diz, tem características de pneu de estrada e de campo simultaneamente. É mais robusto que o de estrada, com parede lateral reforçada e um desenho mais agressivo. Na maioria das vezes, ele possui código M+S (mud and snow) que indica que pode circular da lama à neve.

Pneu de campo (20/80)

Voltado ao uso off-road, este pneu 4×4 possui uma carcaça bastante rígida, paredes laterais bem reforçadas e escultura de grande profundidade. Esses fatores proporcionam muito mais aderência aos terrenos acidentados, geralmente tem medidas maiores, como o pneu aro 18.

Compartilhe: