Conectado por

Rondônia, segunda, 29 de abril de 2024.

Geral

Profissionais das bibliotecas de Porto Velho participam de capacitação em Letramento Literário


Compartilhe:

Publicado por

em

Curso busca aprimorar a qualificação dos servidores da rede municipal de educação

Capacitação reúne servidores no auditório da Biblioteca Francisco MeirellesCapacitação reúne servidores no auditório da Biblioteca Francisco MeirellesProfissionais das bibliotecas públicas de Porto Velho participam de capacitação em “Letramento Literário”, que começou na última segunda-feira (6) e segue até a próxima sexta-feira (10), no auditório da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles. O curso também é destinado aos coordenadores das salas de leitura nas escolas municipais.

A capacitação faz parte do plano de governo do prefeito Hildon Chaves e, consequentemente, do Plano Municipal de Educação, cuja meta principal é aprimorar a qualificação de todos os servidores da rede municipal da educação.

No total, 98 profissionais participam do evento que será realizado em dois ciclos. O último encontro está previsto para ocorrer no segundo semestre deste ano, em data e local a serem divulgados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Essa capacitação é de fundamental importância para o fortalecimento da política de leitores, melhoria dos resultados de ensino e para proporcionar ao nosso aluno a formação em letramento literário, trazendo mais conhecimento e incentivo à leitura na rede municipal”, destacou a professora Cacilda da Hora, gerente da Divisão de Arte e Cultura Escolar da Semed, responsável pelo evento.

Danubia Medeiros é responsável por projeto de leitura na internetDanubia Medeiros é responsável por projeto de leitura na internetCacilda acrescentou que os profissionais capacitados vão trabalhar no incentivo à leitura ao aluno, ao professor que atua em sala de aula, além do fomento de novos projetos e à democratização do acesso ao livro para despertar o gosto pela leitura. “Isso consequentemente vai contribuir na melhoria do resultado educacional, tanto na leitura quanto na escrita”, afirmou.

INCENTIVO À LEITURA

Para a pedagoga Danubia Medeiros, responsável pelo projeto de leitura na internet, intitulado “Auditório Virtual”, a formação chegou na hora certa.

“Estamos trabalhando juntos com a Semed para que venham mais pessoas, mais alunos da rede visitar as bibliotecas e desenvolver projetos literários nesses espaços. Nosso projeto é um incentivo para ensinar as pessoas a amarem a leitura”, destacou.

A ex-secretária de educação de Porto Velho, Maria de Fátima Ferreira (Fatinha), definiu a capacitação como algo fundamental. “Espero que esse processo seja fortalecido e as nossas crianças e a sociedade em geral tenham acesso à leitura, que é fundamental para o desenvolvimento e conhecimento do mundo”, finalizou.

Confira a programação aqui.

Texto: Augusto Soares
Foto: Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Educação (SMC)

Compartilhe: