Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

G1

Boletim prevê elevação do Rio Madeira nos próximos 15 dias em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em


Estimativa de elevação foi baseada nos resultados do modelo chuva-vazão do Madeira, conforme o CPRM. Rio Madeira em Porto Velho
Rede Amazônica
O Rio Madeira deve registrar elevação considerável em seu nível nos próximos 15 dias, em Porto Velho. É o que aponta a previsão do Boletim Semanal do Sistema de Alerta Hidrológico do Rio Madeira (SAH Rio Madeira), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
A estimativa de elevação foi baseada nos resultados do modelo chuva-vazão do Madeira. Provavelmente o rio continuará próximo da cota de atenção, de 14 metros.
Nos últimos sete dias, segundo o CPRM, os níveis do Madeira ficaram dentro da faixa de normalidade para esta época do ano.
Ao meio-dia deste domingo (5), o rio estava com 13,27 metros, conforme dados da régua de medição do CPRM instalada nas proximidades do bairro Panair.
A Defesa Civil Estadual informou que está acompanhando a situação e todas equipes estão prontas para levar assistência e minimizar desastres naturais na capital.
Cota de atenção
No último dia 24 de fevereiro, o Madeira atingiu a cota de atenção, de 14 metros, mas o fluxo de água reduziu e desde então o rio está na casa dos 13 metros.
A cota de atenção indica a possibilidade moderada de ocorrência de inundação. O madeira entra em cota de alerta se atingir 15 metros e de transbordamento após os 17 metros.
Quando registrou a cheia histórica, em 2014, o nível do rio Madeira passou dos 19 metros e milhares de pessoas foram retiradas de casa.
Outro ápice do nível do rio foi em 9 de abril de 2007, quando o Madeira chegou a 17,52 metros. Na época, a enchente invadiu bairros, distritos e afetou cerca de 1,6 mil famílias somente em Porto Velho.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: