Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Geral

Guajará-Mirim – Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Guajará-Mirim é uma cidade localizada no estado de Rondônia, no norte do Brasil. Sua história remonta ao final do século XIX, quando a região ainda era um território pouco explorado. A cidade foi fundada em 1928, mas sua história começa muito antes disso.

Antes da chegada dos colonizadores, a região de Guajará-Mirim era habitada por povos indígenas, como os Aruá e os Pacaás-Novos. Esses povos viviam da pesca, da caça e da coleta de frutos e raízes na floresta.

Seringuais

No final do século XIX, a região começou a ser explorada por seringueiros, que extraíam látex das seringueiras para a fabricação de borracha. Com o tempo, a atividade atraiu outros grupos, como os ribeirinhos, os comerciantes e os migrantes.

Deputada Dra. Taissa afirma que vai priorizar demandas de Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Prefeita de Guajará, RO, e esposo são investigados após usarem máquinas da prefeitura em fazenda particular

Em 1912, foi criado o Território Federal do Guaporé, que englobava uma vasta área do atual estado de Rondônia. A região de Guajará-Mirim fazia parte desse território e começou a receber mais investimentos do governo, como a construção de estradas e a implantação de serviços públicos.

Criação do município

Em 1928, foi criado o município de Guajará-Mirim, desmembrado do município de Santo Antônio do Rio Madeira. A cidade se desenvolveu rapidamente, graças ao comércio de borracha, madeira e outros produtos da região.

Durante a década de 1980, Guajará-Mirim viveu um período de grande crescimento econômico, com a instalação de indústrias e a exploração de minérios. No entanto, a cidade também enfrentou problemas sociais, como a violência e o tráfico de drogas.

Atualmente, Guajará-Mirim é uma cidade de cerca de 45 mil habitantes, que vive principalmente da agricultura, da pecuária e do turismo. A cidade é conhecida por suas belezas naturais, como as cachoeiras do rio Mamoré, e por sua história marcada pela diversidade cultural e econômica.

Compartilhe: