Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

Geral

Você sabe o que é um Disco Pelotizador?


Compartilhe:

Publicado por

em

O disco pelotizador é um equipamento amplamente utilizado nas indústrias do segmento de mineração, siderurgia, cerâmica, química entre outras. Sua utilização tem como propósito a formação de pelotas regulares cujas dimensões são controladas a partir de materiais pulverizados. Quer saber mais sobre esse equipamento? Então continue lendo nosso conteúdo

O processo de pelotização visa o aproveitamento de minérios com granulometria inferior a 0,15 mm. Os aglomerados obtidos se dão por meio do rolamento do material em tambores ou discos pelotizadores. Acredita-se que o processo de pelotização tenha começado no início do século XX.

Esse processo de aglomeração mineral é uma prática recente nos segmentos da mineração e da metalurgia e dá às partículas que antes eram improdutivas um novo destino. Isso porque com os processos de sinterização, briquetagem e pelotização, é possível obter um produto que pode ser transportado e utilizado posteriormente, mediante a um tratamento térmico. Dessa forma, é possível afirmar que o processo de pelotização confere eficiência ao aproveitamento das partículas ultrafinas de materiais diversos.

 Como acontece a pelotização no disco pelotizador?

A pelotização com disco requer o uso de uma mistura úmida e aditivos que rolam dentro de um equipamento. O diâmetro esférico obtido é variável e vai de 6,3 e 16 mm.

Primeiro, é preciso acrescentar às matérias-primas e os aditivos que vão garantir características específicas às pelotas. Em seguida, acontece a formação das pelotas por meio do rolamento no disco pelotizador e a queima do material.

O que é pelota?

Dá-se o nome de “pelota” ao produto resultante da pelotização. O nome refere-se ao formato esférico dos aglomerados que são obtidos pelos tambores ou discos de pelotização.

Quais as vantagens de utilizar um disco pelotizador?

Os discos de pelotização transformam em pelotas os materiais finos. Essa ação melhora não só as propriedades de armazenamento e transporte do produto, mas resulta no ganho do seu valor de mercado.

O calcário é um dos principais elementos que são aglomerados nos discos de pelotização. Apesar da sua forte importância para sociedade, com sua utilização de frações granulométricas extremamente finas, existem perdas consideráveis no processo, portanto, os benefícios da pelotização de calcário são muitos.

O disco pelotizador simboliza um dos avanços que a tecnologia trouxe para o setor. Eles operam de forma simplificada e garantem uma produtividade muito maior, uma vez que todo o material alimentado sai do equipamento rapidamente na forma de pelotas. Procure uma empresa de confiança e peça uma demonstração.

Compartilhe: