Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

Geral

Conheça a importância das indústrias de Alimentos e Ração e suas inovações tecnológicas


Compartilhe:

Publicado por

em

De maneira geral, a indústria de Alimentos e Ração tem como principal objetivo garantir a segurança alimentar e alimentos nutricionalmente equilibrados. Para atingir um processo de qualidade, alguns investimentos, como as ensacadeiras e outras tecnologias voltadas para a área, devem ser considerados.

O destaque de um fábrica de ração é resultado de processo de produção rigoroso, mas são muitas as etapas até chegar a expedição do alimento final, por isso, quanto mais automatizado for esse processo, melhor. Veja a seguir como funciona e quais são os benefícios das inovações tecnológicas industriais para as indústrias de alimentos e ração.

Processo de produção

Antes de falar sobre a ensacadeira de ração, é necessário destacar o porquê a máquina é importante para a indústria. Para chegar à entrega final, a ração passa pelos seguintes processo:

Recebimento da matéria-prima; 

  1. Dosagem;
  2. Moagem;
  3. Ensacamento
  4. Paletização;
  5. Resfriamento;
  6. Armazenamento;
  7. Transporte.

Tais processos são requeridos com o propósito de garantir o melhor produto para a Indústria de pet.

Existem diferentes tipos de ensacadeiras no mercado: ensacadeira de areia e pedra, ensacadeira de silo, ensacadeira de ração e muitas outras. Cada qual com a sua devida finalidade. No caso das ensacadeiras de ração, elas trabalham com a pesagem das rações e ensacam os grãos, apresentando soluções e auxiliando nas demandas da indústria pet food.

Há algumas empresas, por sua vez, que trabalham com ensacadeiras enclausuradas por queda livre, que possuem tecnologia para ensacar até 2600 sacos por hora, além de garantir a paletização dos granulados.

Além das novas tecnologias proporcionarem eficiência e economia aos clientes, a inovação tecnológica conta com outros benefícios, entre eles:

  1. Redução dos custos de embalagens;
  2. Sobras de plástico menores que os ensacamentos atuais;
  3. Selagem rápida;
  4. Selagem resistente e confiável;
  5. Design compacto;
  6. Eficiência;
  7. Otimização de tempo.

Todo processo é intimamente importante para a fabricação de ração. O processo é uma verdadeira cadeia alimentar em que cada etapa precisa ser de qualidade, pois todas as outras dependem dela para a resolução final. Por isso, procurar conhecer as máquinas é ideal para se obter a melhor performance.

Por fim, vale ressaltar que, muito embora as ensacadeiras sejam úteis para a indústria de pet food, elas também são utilizadas em indústrias de cimento e química, uma vez que confere produtividade e redução de custos aos processos industriais.

Compartilhe: