Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

Geral

A importância do cálcio para o organismo e quais as doenças que podem impactar em sua absorção no corpo


Compartilhe:

Publicado por

em

Algumas síndromes raras, como a Síndrome DiGeorge que tem como uma de suas diversas características, a fissura labiopalatina, são acompanhadas também de outros distúrbios que afetam diretamente os níveis de cálcio do sangue. Acontece que a falta desse nutriente impacta negativamente no corpo humano. Você conhece quais são os efeitos de ter o cálcio baixo no sangue?

Qual a função do cálcio para o corpo humano?

É muito comum associar o papel do cálcio com a constituição óssea do corpo humano, mas esse nutriente tem um papel muito além desse. O cálcio age na secreção de hormônios adrenais e na transmissão de impulsos nervosos. Além disso, também atua no transporte de substâncias para as células, na coagulação do sangue e até mesmo contração muscular.

Mas afinal, por qual razão o cálcio fica baixo e quais doenças podem impactar sua absorção?

A hipocalcemia, ou seja, a falta de cálcio no corpo, pode ter muitas causas, entre elas, deficiência de vitamina D, síndromes genéticas, doenças renais, alcoolismo crônico, entre outras.

Em pacientes com síndromes raras, como a síndrome DiGeorge, existe um quadro hereditário chamado de hipoparatireoidismo idiopático e que ocorre ainda na infância. Nesse caso, as

glândulas paratireoides, estruturas do sistema endócrino responsáveis por controlar a quantidade de cálcio no sangue e nos ossos, estão ausentes ou atrofiadas.

Diagnóstico e tratamento em casos de deficiência de cálcio

O diagnóstico da deficiência de cálcio é constatado através de exames de sangue de rotina. A partir de então, o tratamento é feito com a suplementação do cálcio e da vitamina D, que pode ser via oral ou ainda via intravenosa.

Alguns alimentos também podem ajudar no aumento dos níveis de cálcio, entre eles, brócolis, atum, abacate e as oleaginosas.


Em casos que a deficiência de cálcio esteja relacionada com síndromes genéticas, é imprescindível o auxílio de uma equipe multidisciplinar. Crianças com Síndrome DiGeorge, por exemplo, mesmo que não apresentem fenda labiopalatina, uma das
anomalias craniofaciais mais comuns, podem e devem ser avaliadas por um nutricionista.

Sem o tratamento necessário, a deficiência de cálcio pode provocar aumento de peso, espasmos musculares, depressão, hipertensão arterial, entre outros problemas de saúde. Procure sempre um profissional especializado e siga as recomendações médicas.

 

Compartilhe: