Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

Geral

Abertura de pequenos negócios em 2022 supera os números do período pré-pandemia 


Compartilhe:

Publicado por

em

  Especialista do Núcleo de Inteligência de Dados do Sebrae afirma que a procura por conhecimento na área empreendedora aumentou proporcionalmente 

Um levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), mostra que a abertura de pequenos negócios em Rondônia é superior ao número registrado no período que antecede a pandemia de Covid.

No ano de 2019 foram abertas 18.803 empresas, em 2022 o número ultrapassou essa marca e foi registrada a abertura de 24.574 empresas, marcando um aumento de 30,69%.

Entre as empresas abertas em 2022, os microempreendedores individuais e as microempresas lideram os números, contabilizando 19.383 e 4.501 aberturas, respectivamente.

No conjunto da economia, os setores que registraram o maior volume de novas micro e pequenas empresas foram: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal; comércio varejista de bebidas; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares.

Analisando especificamente a performance dos microempreendedores individuais, a maior demanda foi pela abertura de empresas no setor de serviços: lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares. Já entre as microempresas, a categoria que liderou a criação de novos negócios foi: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios.

Segundo a analista técnica Tuannhy Rozeira, o indicador “Número de abertura de empresas” é constantemente monitorado pelo Sebrae. Essa métrica, junto com outras, ajuda a direcionar de forma estratégica ações da instituição, que tem como propósito apoiar e transformar os pequenos negócios.

“Desde o início da pandemia o número de empresas abertas no estado vem crescendo, em 2020 o crescimento foi de 12,60%, e em 2021, de 35,03%. Estudos apontam que este aumento está ligado com a taxa de desemprego, sendo o empreendedorismo uma alternativa de renda. Com esse aumento no número de novos empreendedores a demanda por conhecimentos de empreendedorismo também cresceu, e o Sebrae está à disposição para o esclarecimento de dúvidas, orientações e capacitações”, diz a analista.

Atividades com maior abertura de novos negócios em 2022

Conjunto dos pequenos negócios

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Comércio varejista de bebidas

MEI

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
  • Cabeleireiros, manicure e pedicure

ME

  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Compartilhe: