Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

educação

UNIR traz presidente da SBPC, Renato Janine, para Aula Inaugural


Compartilhe:

Publicado por

em

 

 

Ciência, ética e democracia são tema de aula aberta que acontece na quarta-feira, dia 01/02

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) iniciará o próximo semestre letivo recebendo o atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professor pesquisador da Universidade de São Paulo (USP), Renato Janine Ribeiro, que irá ministrar a aula inauguralno próximo dia 1º de fevereiro. Com o tema “Ciência, ética e democracia”, o evento é aberto ao público em geral e será realizado no Auditório Paulo Freire, no Campus Unir de Porto Velho, às 15h, com terá transmissão pelo canal da UNIR no Youtube (acesse aqui).

A aula inaugural faz parte da programação do Acolhimento Acadêmico da UNIR, uma ação promovida todo início de semestre letivo para recepcionar os alunos ingressantes e também os veteranos, incluindo-os em atividades de integração ao ambiente universitário, que são realizadas tanto em Porto Velho como nos campi do interior.

Com a vinda do professor Renato Janine para falar sobre Ciência, Ética e Democracia à comunidade universitária, a UNIR está pautando um dos temas mais relevantes neste momento não apenas no país, em no mundo. Como avalia a reitora Marcele Pereira, “a instituição é esse espaço para tratar do que nos afeta como sociedade no momento em que estamos vivendo. É assim que avançamos no ensino e na qualidade da formação, discutindo o que há de atual e fundamental para as nossas sociedades, e tanto o tema da aula inaugural como a presença do professor Janine na UNIR são importantes para fomentar estas discussões”.

Renato Janine – Graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1971), defendeu o mestrado na Université de Paris-I, Panthéon-Sorbonne (1973) e o doutorado, sempre em Filosofia, na USP (1984). Atuante na área de Filosofia Política, foi ministro de Estado da Educação, de abril a outubro de 2015. Desde 1994, é professor titular de Ética e Filosofia Política na USP. Como diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes (2004-8), dirigiu em 2004 e 2007 as avaliações trienais dos programas de pós-graduação do Brasil. Foi professor visitante na Universityof Columbia (2003-4) e na Universidade Federal de São Paulo – Unifesp (2018-2020). Criou, em 2019, o Instituto de Estudos Avançados e Convergentes (IEAC) da Unifesp e foi seu primeiro presidente (2019-2020).

É pesquisador sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), professor sênior do Departamento de Filosofia da USP, professor honorário do Instituto de Estudos Avançados da USP e acadêmico emérito da Academia Paulista de Direito. Titulou 20 doutores e 16 mestres. Publicou 14 livros como autor único, 3 em parceria e ainda organizou 4 livros coletivos, mais 100 capítulos de livros, 82 artigos em periódicos especializados e 20 prefácios e/ou posfácios. Recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio (2001), a Ordem Nacional do Mérito Científico (1997), a Ordem de Rio Branco (2009), a Ordem do Mérito Naval (2015) e a Grande Medalha da Inconfidência (2018).

Presidiu o I Congresso de Estudiosos de Brasil en Europa, em Salamanca (2008). Concebeu duas séries de programas de televisão sobre Ética, na TV Futura, depois apresentadas na TV Globo, sendo a primeira de seis programas sobre Dilemas e a segunda sobre Liberdade. Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (1993-7), do Conselho da SBPC (1997-9, 2019-23), secretário da SBPC (1999-2001). Foi membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP. No âmbito das artes e cultura, é membro do Conselho Consultivo de Inhotim.

Acolhimento Acadêmico – A recepção a novos alunos da UNIR e daqueles que retornam para mais um semestre letivo acontece especialmente entre os dias O Acolhimento Acadêmico da UNIR será de 31/01 a 03/02 com palestras, atividades artísticas, culturais e esportivas que buscam familiarizar os alunos à rotina acadêmica. Exposição e performances artísticas, apresentações sobre estrutura e funcionamento da universidade e a volta universitária são algumas das atividades também já confirmadas. A programação completa da Semana de Acolhimento, que é organizada pelaPró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea), será divulgada em breve no Portal da UNIR e nas redes sociais da Universidade (Instagram e Facebook).

 

Fonte: Unir

Compartilhe: