Conectado por

Rondônia, quarta, 24 de abril de 2024.

Agronegócio

Cacau de Rondônia rumo ao topo do mercado com apoio do Sebrae 


Compartilhe:

Publicado por

em

Projeto de atendimento do Sebrae tem foco na inovação e melhoria de qualidade e competitividade 

A cacauicultura em Rondônia se prepara para reviver seus grandes momentos junto à produção no país. O Sebrae, em parceria com diversas outras entidades, identificou esta oportunidade de melhoria e tem implementado estratégias para que os produtores de cacau rondonienses sejam grandes players nesse mercado. Esta é a linha de atuação do projeto Cacau Sustentável de Rondônia em 2022.

Atuando com os parceiros, o Sebrae em Rondônia tem realizado intervenções junto aos produtores de cacaudo estado, promovendo consultorias, orientações, visitas técnicas para observação de boas práticas e oportunidades de rodadas de negócio. E, mais especificamente neste ano, a entidade atuou na correalização do Concacau, o concurso de qualidade de produção de cacau, evento este em parceria com o governo de Rondônia através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

Além dessa atuação expressiva que já tem gerado frutos e reconhecimentos em níveis nacionais da amêndoa rondoniense, também foi viabilizada a participação de produtores no concurso Brazilian Cocoa Award, o melhor cacau do Brasil, com o apoio do Sebrae.

Além da participação em eventos regionais e nacionais, o projeto Cacau Sustentável se ancorou em capacitações técnicas e debateu de maneira bastante saudável sobre a questão do cooperativismo junto aos produtores de cacau em Rondônia. Esta iniciativa recebeu o apoio do sistema OCB-Sescoop/RO, tendo grande público interessado no tema.

A continuidade da estratégia é indicação de maiores e melhores resultados, uma vez que os produtores se mostram motivados e reconhecidos com a evolução das ações, sendo também de grande valia para o estado, que se posiciona como uma das grandes forças da produção em nível nacional, contribuindo para os números positivos da economia de Rondônia.

São instituições parceiras do projeto Cacau Sustentável de Rondônia Ifro, Senar, Emater, Ceplac, Idaron, Embrapa e Mapa, e todas têm atuado com sinergia e propósito, elevando não apenas a produção de cacau no estado, mas também a autoestima de quem está na ponta, gerando desenvolvimento para Rondônia.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Compartilhe: