Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

Agronegócio

Sebrae realiza reunião estratégica para apresentar Projeto voltado a classificação Castanha do Brasil   


Compartilhe:

Publicado por

em

Veja do que se trata o projeto e quais os benefícios que se espera obter com a iniciativa   

  O Sebrae realizou nessa sexta-feira (02), uma reunião para apresentação do Projeto que cria uma classificação para a Castanha do Brasil em desenvolvimento pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e tem como objetivo atuar na regularização da cadeia trazendo benefícios que se traduzam em diferenciação/valorização aos produtos, transparência ao consumidor, segurança alimentar e padronização. Durante a reunião, as indústrias do segmento puderam contribuir e tirar suas dúvidas, assim como saber sobre o andamento do projeto.

Foram apresentados os planos para a classificação de qualidade da castanha e os benefícios para a cadeia do estado em promover a competitividade desse setor.

A castanha-da-amazônia é o terceiro principal produto extrativista na Amazônia, em valores de mercado, atrás apenas do açaí e babaçu. A castanha alimenta uma cadeia produtiva de cerca de dois milhões de pessoas que vivem de seu extrativismo, favorecendo a conservação e a manutenção da floresta.

O objetivo geral exposto foi a elaboração de uma nota técnica para seleção e classificação das amêndoas de castanha-da-amazônia a partir da amostragem de castanhas comercializadas no estado de Rondônia.

Tiago Bratilieri é mestrando na Universidade Federal de Rondônia e desenvolveu o estudo com a proposta de classificação da castanha por tamanho. Nele está previsto agrupar seis classes para amêndoas inteiras, que serão pesadas individualmente em balança analítica de precisão 0,0001 g e também serão medidas por um paquímetro digital. A partir dessas medidas, pretende-se dividir valores para peso, largura e comprimento de cada classe.

A proposta inicial é diminuir o número de classes atualmente existentes e classificar as amêndoas inteiras sem cascas segundo sua qualidade, formando grupos de tamanhos, cores e qualidade uniforme.

Com o projeto, espera-se definir um sistema de classificação para as castanhas-da-amazônia através de aspectos qualitativos. E com isso contribuir para melhoria da cadeia produtiva e de beneficiamento das amêndoas comercializadas.

Essa iniciativa ocorreu após a promoção de um Workshop realizado pelo Sebrae em junho deste ano, que possibilitou o foco na cadeia e a interação de diversas instituições, além dos empreendimentos que atuam comercialmente com a castanha.

Também foi demonstrado como o projeto pode culminar na atualização da legislação vigente no país.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Compartilhe: