Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

Geral

Sebrae em Rondônia lança primeiro Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Porto Velho 


Compartilhe:

Publicado por

em

Durante o III Fórum de Inovação foram expostos os planos de ações desenvolvidos e as metas traçadas para o próximo ano 

A terceira edição do Fórum de Inovação Porto Velho aconteceu entre os dias 23 e 24 de novembro. Uma realização da Agência de Desenvolvimento, Prefeitura de Porto Velho e o Sebrae, que se mobilizaram para fomentar a importância da inovação para o desenvolvimento do estado de Rondônia e divulgar o lançamento do mapeamento.  

A abertura do evento contou com a presença de importantes parceiros, como o diretor técnico do Sebrae, Samuel Almeida, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, e o presidente da Agência de Desenvolvimento, Marcelo Thomé. 

“Gostaria de agradecer ao prefeito pelo trabalho desenvolvido em nosso município, ao Marcelo por levar nossa Amazônia para o mundo com o Instituto +21 e às nossas instituições de ensino, Unir e Ifro, pela produção de pesquisas e ciências diárias. Fizemos um longo trabalho até aqui, conseguimos perceber que a capital tem dado uma resposta positiva frente às ações realizadas nos últimos anos. Precisamos inserir cada vez mais nosso estado no mapa da inovação, nossa Rondônia merece”, afirmou o diretor técnico, Samuel Almeida. 

O Instituto Amazônia +21 é uma organização da sociedade civil de iniciativa de empresários da Amazônia brasileira, com suporte da Confederação Nacional da Indústria e das nove federações das indústrias dos estados da Amazônia Legal, para promover negócios sustentáveis na região e contribuir para o seu desenvolvimento. O instituto apresentou seus eixos de atuação, sendo a sociedade, o meio ambiente e a diversidade como focos principais. 

O prefeito Hildon Chaves reafirmou seu compromisso com a inovação local: “Criamos a Agência de Desenvolvimento e na época não sabíamos por onde começar. Hoje estamos aqui reunidos, discutindo o futuro do desenvolvimento do nosso estado e durante esses anos conseguimos identificar nossos pontos fortes. Quando falamos em inovação falamos em diversas maneiras de realizar e em áreas focadas em nossa realidade. Precisamos avançar e fomentar inovação”. 

O Sebrae apresentou sua metodologia e planos de ações que possibilitaram o mapeamento do ecossistema. Durante o fórum, a agência disponibilizou o plano consolidado de intervenção no ecossistema de inovação de Porto Velho. 

O mapeamento contou com quatro workshops, mais de 30 participantes, cerca de 20 instituições e mais de 30 horas de trabalho. Foram realizadas a identificação dos setores primários, a caracterização do ecossistema e a elaboração de um plano de ação. Também foi identificado o mapa de atores e feito o diagnóstico do nível de maturidade como inicial.  

O Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Porto Velho está disponibilizado no endereço https://atendimento.sebrae.ro/. Acesse e confira em detalhes, todo o processo e seus resultados.  

Também foram realizadas oficinas, que debateram temas como a inovação no setor público e o desenvolvimento sustentável. Foram apresentados os painéis de panoramas gerais sobre os temas. Participaram do evento 22 palestrantes e mentores, entre eles Leandro Dill, diretor técnico da Agência de Desenvolvimento, e o especialista em ecossistemas e habitats de inovação Marcus Rocha. 

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Compartilhe: