Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Política

Jesuino fala sobre pedido de anulação das eleições no Brasil feito pelo PL


Compartilhe:

Publicado por

em

Outros deputados estaduais também abordaram o tema em sessão plenária.

O pedido do PL, pedindo ao TSE a anulação dos votos de 279 mil urnas eletrônicas, o correspondente a 59% do total dos aparelhos, foi comentado nesta terça-feira (22) pelo deputado Jesuino Boabaid (PSD), durante sessão ordinária na Assembleia Legistiva de Rondônia. Para o parlamentar, a má condução do processo feito pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, que, na avaliação dele, ultrapassa os limites do poder, é uma das causas do caos político instalado no país.
Jesuíno, no entanto, entende que o Congresso Nacional é o espaço mais adequado e legítimo para a busca de soluções democráticas para a resolução do impasse, inclusive por causa da posse dos novos integrantes a partir de fevereiro de 2023.
“O momento é crítico e é preciso cautela”. Segundo o orador, em jogo está a lisura das eleições em 30 anos de existência das urnas eletrônicas.
Presidente do Poder, Alex Redano disse que, se forem comprovadas irregularidades, o correto é a anulação das eleições com todos os candidatos voltando a ter condições iguais e transparentes na disputa. Já o deputado Laerte Gomes entende que o momento é também oportuno para se pensar numa ampla reforma política-eleitoral.
Para o deputado Lazinho da Fetagro, mesmo derrotado nas eleições, é preciso manter o resultado. “O sistema só serve quando o presidente Jair Bolsonaro vence?”, indagou ele, também em aparte.
Texto: Antônio Pessoa/ALERO
Fotos: Thyago Lorentz/ALERO
Compartilhe: