Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

Destaque

ENEM 2022: Veja a correção do 2º dia


Compartilhe:

Publicado por

em

ENEM 2022: Veja a correção do 2º dia
Pelo oitavo ano consecutivo, os veículos públicos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmitiram a correção das principais questões do Exame Nacional do Ensino Médio logo após o término das provas. Neste domingo (20), o especial Caiu no Enem comentou, ao vivo, os temas apresentados aos candidatos no segundo dia de provas.

Assista na íntegra:

Com a presença de professores, o programa trouxe a resolução das perguntas mais difíceis de matemática. Os convidados também explicaram os resultados dos pontos exigidos nas provas de ciências da natureza, área que contempla disciplinas como física, química e biologia.

A iniciativa multiplataforma entrou no ar na programação da TV Brasil, nas redes sociais da emissora, na Rádio MEC AM e na Rádio Nacional AM e OC. Com uma hora e meia de duração, o conteúdo temático ainda fica disponível para o público acompanhar quando e onde quiser no app TV Brasil Play.

Os interessados puderam participar da produção pelas redes sociais com as hashtags #EBCnoEnem ou #CaiunoEnem para enviar dúvidas e comentários. O especial ainda é disponibilizado pelas afiliadas que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

Foto Piloto /TV ENEM
Jornalista Gabriela Mendes apresentou o programa – Valter Campanato/Agência Brasil

Além dos especialistas no estúdio, o Caiu no Enem teve entradas ao vivo de repórteres com notícias e entrevistas. Os educadores comentaram, analisaram e esclareceram os assuntos importantes abordados em cada prova e detalharam os itens mais complexos da avaliação.

Os veículos da EBC acompanham os preparativos e trazem diversos conteúdos sobre a realização do Enem há semanas. Às vésperas e no dia da prova, a TV Brasil, a Rádio MEC e a Rádio Nacional apresentaram uma série de informações úteis para os candidatos.

Candidatos comparecem a local de prova para a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.
Provas do Enem são realizadas em dois domingos consecutivos em todo o país – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um dos destaques da cobertura temática foi a publicação de matérias especiais na Agência Brasil e nas redes sociais da empresa. O público pôde ficar informado em tempo real com os fatos mais relevantes associados à avaliação e também se atualizar nos boletins e noticiários na programação das emissoras.

Aplicado em todo o país nos dias 13 e 20 de novembro, o Enem 2022 segue o mesmo formato dos últimos anos com provas impressas e digitais formadas por 180 questões objetivas e uma redação. A primeira avaliação reuniu as disciplinas de linguagens, ciências humanas e a redação. A segunda destacou o aprendizado em matemática e ciências da natureza.

Apresentado pela jornalista Gabriela Mendes, o Caiu no Enem recebeu professores de diferentes áreas do conhecimento, que atenderam às solicitações de estudantes entrevistados pelas equipes de reportagem da EBC e daqueles que fazem questionamentos pelas redes sociais.

Os especialistas ressaltaram os pontos exigidos no exame, indicaram as surpresas dos conteúdos cobrados e refletiram sobre as perguntas consideradas complicadas ou polêmicas. Além da resolução dos itens mais pedidos pelo público, os educadores fizeram comentários gerais sobre a avaliação.

O programa também explicou o cálculo da nota e mostrou como os interessados podem usá-la. Os professores compartilharam orientações sobre escolha da carreira, concorrência para ingresso na faculdade, mercado de trabalho, profissões, habilidades e aptidões do futuro. Eles trouxeram dicas e esclareceram dúvidas sobre o sistema de seleção para acesso ao ensino superior.

Plataforma Questões Enem

EBC oferece um sistema que reúne as provas aplicadas no Enem desde 2009. A plataforma gratuita Questões Enem permite que os estudantes testem seus conhecimentos de maneira prévia e se preparem melhor para o exame.

O interessado pode escolher diferentes áreas de conhecimento para aferir o resultado de seus estudos. O banco seleciona questões de maneira aleatória para que o aluno possa resolvê-las. A página busca ajudar os candidatos ao facilitar o acesso e familiarizá-los às mais recentes abordagens da avaliação.

A plataforma grava quais questões o estudante já respondeu e cria um teste personalizado a cada acesso. As informações fornecidas no preenchimento de cadastro de usuário não são repassadas a terceiros pela EBC, conforme a política de privacidade.

Conteúdo e horário das provas

Candidatos comparecem a local de prova para a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.
Candidatos precisaram ficar atentos ao horário das provas – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cerca de 3,4 milhões de estudantes estavam aptos a participar da edição 2022 do Enem nos dias 13 e 20 de novembro em todo o país. Na primeira prova, os candidatos responderam a 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias que englobam conhecimentos de história, geografia e sociologia.

Na mesma data, os estudantes fizeram o exame de linguagens, códigos e suas tecnologias, com 40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol. Os participantes ainda elaboraram uma redação. Eles tiveram cinco horas e meia para entregar o cartão de respostas.

Neste domingo, os concorrentes responderam a 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza que compreendem disciplinas como física, química e biologia. O tempo de duração da segunda prova foi de cinco horas.

A aplicação do Enem seguiu o horário de Brasília. Os portões abriram às 12h e fecharam às 13h. A avaliação começou às 13h30.

Compartilhe: