Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Geral

Finalista do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios defende o empoderamento feminino e a preservação ambiental 


Compartilhe:

Publicado por

em

Empresária de Ouro Preto do Oeste idealizou produtos naturais e revolucionou indústria cosmética do estado 

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios teve sua lista de finalistas divulgada na última sexta-feira (11). Entre as finalistas está Mareilde Freire, representando o estado de Rondônia com a Saboaria Rondônia.

O já tradicional e renomado prêmio criado pelo Sebrae tem o propósito de reconhecer histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres. Mais de 80 mil empreendedoras já se inscreveram desde a primeira edição, realizada em 2004. O concurso conta com três categorias, sendo pequenos negócios, produtora rural e microempreendedora individual (MEI).

O prêmio é dividido em três etapas: estadual, regional e nacional. Na etapa estadual, foram escolhidas até três candidatas por estado e o Distrito Federal. Em seguida, as candidatas foram avaliadas por um júri durante a etapa regional, e as selecionadas seguiram para a etapa nacional. Mareilde foi a vencedora da Região Norte na categoria Pequenos Negócios.

A história da Saboaria Rondônia surgiu como uma necessidade. A empreendedora Mareilde enfrentou alguns problemas de ressecamento em sua pele, e para solucionar esse problema ela investiu em produtos naturais. Assim, foram descobertos diversos óleos que, combinados com glicerina e manteigas, se tornaram aliados para o tratamento de sua pele.

O óleo de buriti tem um importante destaque em sua trajetória, mesmo com o elevado potencial de hidratação não era viável utilizá-lo, tendo em vista o cheiro muito desagradável. Depois de muitos estudos, Marielde conseguiu adaptar o aroma do buriti e identificou que o estado de Rondônia era rico naquela espécie de planta.

“Quando percebi que Rondônia era rica em buriti, me juntei com algumas mulheres e embarcamos nesse projeto. Nosso objetivo é conciliar a produção de nossos produtos de forma sustentável, identificamos um alto índice de desmatamento e vimos a necessidade de praticar a preservação ambiental e a produção sustentável”, afirmou a finalista.

A Saboaria Rondônia é um referencial em empoderamento feminino e preservação do meio ambiente. Iniciou com a criação de sabonetes e atualmente produz cosméticos variados como hidratantes, shampoos, condicionadores e desodorantes.

Os produtos são naturais, feitos à base de frutos e plantas amazônicas, como o esfoliante de café, que é produzido com o café robusta amazônico.

Marielde também participou do Inova Amazônia, um programa voltado para o fortalecimento da bioeconomia na Amazônia e fomento do crescimento econômico com inovação aberta, aliado à conservação ambiental.

“O Inova Amazônia foi maravilhoso e veio para reforçar e incentivar nossas ideias. Ser finalista em um concurso nacional é uma honra, poder representar as mulheres da minha região e levar a ideia de que somos capazes. Muitas vezes nos prendemos a fatores limitantes, e é um privilégio mostrar que não devemos desistir”, diz Marielde Freire, que completa: “Juntas somos mais fortes”.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae acessando o site www.sebrae.ro ou ligando gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).

Compartilhe: