Conectado por

Rondônia, quarta, 07 de dezembro de 2022.

Agronegócio

Agropecuária Jacarezinho oferta touros Nelore CEIP de alta performance em leilão virtual


Compartilhe:

Publicado por

em


Continua após a publicidade
Faculdade Sapiens

Hoje, 16 de novembro, com início às 19h30 (horário de Brasília), a Agropecuária Jacarezinho promoverá um leilão especial, com a oferta de 100 Touros Nelore CEIP destacados no programa da CIA de Melhoramento. O evento será virtual, com organização da Programa Leilões e transmissão pelo Canal do Criador. Os animais serão apartados em baterias que atendem a diferentes interesses. “Os investidores devem estar atentos aos índices de avaliação e seleção que melhor se encaixem em seus negócios”, orienta Lucas Motta, gerente comercial da Agropecuária Jacarezinho.


Continua após a publicidade
Colégio Sapiens

Um exemplo são as fazendas interessadas em fêmeas de alta performance reprodutiva e maternal. Neste caso, as baterias classificadas pelo RMat são as mais recomendadas. Características em relação à precocidade sexual, manutenção de ciclicidade nas estações reprodutivas e a qualidade dos bezerros ao desmame estão contempladas neste índice, compreendendo, ainda, o ajuste de peso na fase adulta.


Continua após a publicidade

A reconcepção das primíparas não é uma tarefa fácil, levando em consideração as condições nutricionais fornecidas no Brasil Central. Já a preocupação da CIA de Melhoramento em relação ao tamanho – que deve ser ajustado à realidade da pecuária tropical – é porque este é um atributo diretamente ligado ao retorno financeiro.

“Quando alinhamos todas estas variáveis em um mesmo animal (precocidade sexual, reconcepção, qualidade do bezerro e peso adulto adequado), encontramos os grandes pais de vacas, ou melhor dizendo, os touros que apresentam os melhores índices RMat”, esclarece Marcelo Almeida, responsável técnico da CIA de Melhoramento.
Resumindo, este índice traduz os quilos de bezerro/ano e também os diferenciais produtivos das filhas de um determinado reprodutor.

Já os pecuaristas preocupados em imprimir precocidade sexual em seus rebanhos, devem observar, de maneira isolada, o índice IPP (Idade ao Primeiro Parto). Através dele, centenas de pecuaristas vêm conseguindo induzir puberdade em novilhas com idades inferiores a 14 meses e com menor risco de perda gestacional.

Na contramão dos programas que se baseiam apenas no perímetro escrotal como indicador para precocidade sexual, a CIA de Melhoramento também considera na IPP os marcadores moleculares, representando avanços na ordem 23% na evolução dessa característica, dentro do programa.

O alvo principal da CIA é produzir vacas que tenham sua primeira cria até 915 dias (30 meses) de idade. “Enxergamos a precocidade sexual como um dos pilares da pecuária de ciclo curto. Nestas últimas três décadas, nos esforçamos ao máximo para reduzir a idade ao primeiro parto e passamos a desafiar novilhas já a partir dos dez meses de idade, de forma a acelerar a seleção para precocidade sexual”, relata Lucas.

Eficiência da desmama ao abate

O leilão virtual da Agropecuária Jacarezinho também abre caminho às fazendas de cria que necessitam de melhor performance em ganho de peso. Neste caso, as baterias IDESM expressam não apenas o diferencial da balança, mas também a qualidade do peso gerado, ao avaliar os índices de musculatura, precocidade e conformação à desmama.

Marcelo Almeida esclarece que o peso da cria é efeito direto dos cuidados dispensados pela mãe, além do seu próprio potencial de crescimento e qualidade de carcaça, razão pela qual o IDESM também se torna um forte indicador de habilidade materna.  “Avaliar a qualidade dos bezerros e a performance maternal é ter a certeza de que o touro entregará resultados diferenciados aos rebanhos”, explica.

Outro ponto marcante do leilão serão as baterias com IFRIG (Índice Frigorífico), que tem conquistado não apenas pecuaristas, mas também consumidores de carne bovina, ao equacionar expressões genéticas quantitativas, essenciais à lucratividade, e também qualitativas, aumentando a proporção de cortes com maior maciez, marmoreio e acabamento. “É uma excelente ferramenta para obtenção de alta performance frigorífica sem interferir no tamanho dos animais”, complementa Marcelo.

Classificação das baterias

É preciso salientar que os touros participantes do programa de melhoramento genético da CIA de Melhoramento são classificados conforme seu ICIAGen.  Quanto maior for este índice de seleção nas baterias apresentadas, melhor será a performance dos touros em todos os aspectos analisados dentro do programa de melhoramento genético. O ICIAGen considera características de crescimento, precocidade sexual e funcionais, como temperamento e peso ao nascimento; desempenho ponderal e conformação ao longo do ciclo; além de rendimento de carcaça, qualidade de carne e adaptabilidade.

Publicidade

Colégio Sapiens
google INSTITUTO MARIA AUXILIADORA

Últimas notícias

Facebook