Conectado por

Rondônia, segunda, 29 de abril de 2024.

Geral

Eleições 2022 – Forças de Segurança garantem eleições mais tranquilas dos últimos anos


Compartilhe:

Publicado por

em

Ao fazer uma análise sobre  a atuação das Forças de Segurança no Estado de Rondônia durante as eleições deste ano, o coronel PM James Alves Padilha, comandante-geral da Polícia Militar, disse que o reflexo de toda esta normalidade é fruto de planejamento desenvolvido no primeiro turno, dada a comunhão de esforços entre todos os organismos de segurança do Estado e União. A PM, em especial, esteve presente em todos os municípios, com posto fixo ou atendimento móvel onde “nós estamos proporcionando a sensação de segurança para que o eleitor pudesse exercer sua cidadania”.

Em Porto Velho

No período da tarde, em Porto Velho, a Polícia Militar registrou quatro Termos de Ocorrência Policial uma ocorrência de tentativa de violar o sigilo do voto e outra de  perturbação das eleições. Um dos eleitores após ter concluído a sua votação, pegou o seu celular, do bolso, tirou uma foto, transgredindo a legislação eleitoral. Ao ser  questionado sobre o ato, ele retirou-se do local rapidamente. A PM não o encontrou. Em outra ocorrência o mesário relatou aos policiais militares que um homem estava tumultuando o trabalho,  pois não queria entregar o celular na hora da votação e relatou que era de uma facção criminosa.

A PM acionada, encontrou o homem de posse de um celular gravando e falando em voz alta que tudo era por causa da sua pele, e continuou gesticulando que era preto. A presidente da seção eleitoral disse ter sido constrangida com a desobediência do eleitor, principalmente por ele ter dito que era de facção. Com isso, foi  causado prejuízo temporário ao processo eleitoral em virtude de paralização da seção eleitoral, até a saída da PM com o  cidadão. Ele foi conduzido a Delegacia Central.

São Francisco do Guaporé

A guarnição policial recebeu da chefe do cartório eleitoral local um vídeo onde um eleitor realizou a filmagem do seu voto e publicou em rede social. O eleitor foi identificado por terceiros, sendo que quando a guarnição se deslocou a residência do suspeito e indagar sobre os fatos, ele confirmou ter gravado seu voto tanto para governador como para presidente. Apresentou o aparelho celular e disse desconhecer que era proibido acessar a cabine de votação com o telefone e que não sabia que não podia filmar seu voto. Foi conduzido a Delegacia local.

Presidente Médici

Uma  servidora da justiça eleitoral em Presidente Médici informou a PM que haviam folhetos de cunho antidemocrático dispostos próximo a escola estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici e na escola municipal Primeiros Traços. Em uma sacola plástica foi  localizada uma sacola de plástico transparente com a indicação “pegue aqui”, contendo 11 folhetos apresentando conteúdo atentatório ao sufrágio e incitando uma guerra popular. Em posterior patrulhamento foi localizado em uma árvore na praça municipal material na mesma disposição e conteúdo do outro, contendo aproximadamente 15  folhetos. Todo material localizado foi entregue no Fórum Eleitoral de Presidente Médici, ficando à disposição da justiça Eleitoral.

Resultados

Durante o processo eleitoral em Rondônia no segundo turno, foram registrados cinco Comunicações de Ocorrência Policial, sendo: duas propagandas política no dia da eleição e três violações de sigilo do voto (tendo uma prisão).

Termos Circunstanciados de Ocorrência Policial: dois de violação do sigilo do voto, três boa de urna e uma desordem. Relatos de Ocorrência: Duas de eventual irregularidade de urna e um registro de foto de cidadão votando.

Os registros por Município: Cinco em Porto Velho, um em Cabixi, um em Campo Novo de Rondônia, um em Colorado do Oeste, um em Governador Jorge Teixeira, um em Nova Brasilândia, um em Presidente Médici, um em São Francisco do Guaporé e dois em Santa Luzia do Oeste.

Para o Porta-Voz da PMRO, tenente coronel PM Alex Miranda, a Operação Eleições 2022 no 2º turno do pleito eleitoral conseguiu manter os níveis de tranquilidade e ordem pública no Estado: “A PM mais uma vez conseguiu com base em uma Operação estratégica, manter os níveis de ordem pública em Rondônia durante as eleições no 2º turno. Isso é fruto do trabalho de nossos policiais militares, que na linha de ponta, cumpriram com seu dever funcional e constitucional” finaliza o Porta-Voz.

Fonte – DCOMS PMRO

Compartilhe: