Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Exame

Apuração em RR: veja em tempo real quem está ganhando a eleição ao Senado em Roraima


Compartilhe:

Publicado por

em

Roraima vai às urnas neste domingo, 2 de outubro, para eleger o próximo senador do estado.

Clique aqui para acompanhar a apuração das eleições 2022 em tempo real

Na disputa à cadeira do Senado pelo estado de Roraima, os candidatos Dr. Hiran (Progressistas) e Romero Jucá (MDB) seguem à frente nas pesquisas eleitorais como favoritos. Para a disputa ao Senado, não há segundo turno, e o mais votado leva automaticamente a vaga neste domingo.

Veja a apuração voto a voto para o Senado em Roraima na página do Tribunal Superior Eleitoral – TSE.

Nas eleições deste domingo, as urnas abrem às 8 horas no domingo e fecham às 17 horas (horário de Brasília), quando os votos começam a ser apurados. No Acre, a votação será das das 6h às 15h; Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, das 7h às 16h; Fernando de Noronha (PE), das 9h às 18h, e Amazonas, das 7h às 16h, com exceção dos municípios Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença, nos quais a votação será das 6h às 15h.

A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que, uma vez que neste ano os horários de votação serão unificados em todo o Brasil pelo horário de Brasília, os primeiros resultados da apuração já comecem a sair logo após às 17h, quando a votação é encerrada.

Fique por dentro de tudo sobre as Eleições 2022 e os resultados das pesquisas eleitorais. Clique aqui e receba gratuitamente a newsletter EXAME Desperta.

O candidato vencedor ocupará uma das três cadeiras do Senado por Roraima pelos próximos oito anos — duração do mandato nesse cargo.

Atualmente, os senadores do estado são Chico Rodrigues (União), Mecias de Jesus (Republicanos) e Telmário Mota (PROS)

Veja a apuração voto a voto em Roraima na página do Tribunal Superior Eleitoral – TSE

Quem são os candidatos em Roraima?

Ao todo, nove nomes se colocaram na disputa ao senado de Roraima em 2022, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os candidatos ao Senado de RR, em ordem alfabética, são:

  • Bartô Macuxi (PSOL)
  • Dr. Hiran Gonçalves (PP)
  • Dr. Ilderson (PTB)
  • Juiz Helder Girão (PMN)
  • Maranhão do Povo (PDT)
  • Mauricio Costa (Patriota)
  • Ozeas Colares (Podemos)
  • Romero Jucá (MDB)
  • Telmario Mota (Pros)

Além do senador dos estados, as eleições no Brasil neste domingo, 2, contam também com votação para presidente, governadores (um por estado), deputados federais e estaduais.

Com quantos votos se elege um senador?

Para que um senador seja eleito, é necessário que ele tenha o maior número de votos no estado em que concorre.

O senado é composto por 81 cadeiras e, a cada eleição, os brasileiros devem voltar em um ou dois novos senadores. Isso porque, diferente do Presidente, os mandatos dos senadores duram oito anos (e não quatro). Portanto, a cada eleição, um ou dois terços das cadeiras são renovadas.

Em 2022, apenas um terço dos senadores serão renovados, o que equivale a apenas um novo senador por estado — incluindo o Distrito Federal.

Leia tudo sobre como votar
Leia tudo sobre as eleições 2022
Leia tudo sobre economia nas eleições
Veja as últimas pesquisas

Fonte: Revista Exame

Compartilhe: