Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

Política

Prefeitura de Ariquemes implanta Central de Intérprete de Libras através de lei da vereadora Rafaela do Batista


Compartilhe:

Publicado por

em

Em Ariquemes prefeitura disponibiliza intérpretes da língua brasileira de sinais (libras) e de guia-intérpretes para surdos e surdo-cegos

Os atendimentos acontecerão por vídeo chamada e de forma presencial (com agendamento prévio, exceto para emergências). Inicialmente em horário comercial das 07h30 às 17h30.

A Prefeitura de Ariquemes implanta a lei da vereadora Rafaela do Batista (União Brasil), que dispõe a implantação de central de intérpretes da língua brasileira de sinais (libras) e de guia-intérpretes para surdos e surdo-cegos, inaugurou nesta sexta-feira, 23, a Central de intérpretes de Libras.

A central atenderá todos os órgãos públicos do município, através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecido para a comunidade surda.

Os atendimentos acontecerão por vídeo chamada e de forma presencial (com agendamento prévio, exceto para emergências). Inicialmente em horário comercial das 07h30 às 17h30.

De acordo a Lei Municipal º 2.553/2.021, será disponibilizado atendimento a pessoas surdas via central única de serviços, que fornecerá a interpretação das informações por elas solicitadas sobre serviços públicos municipais. Faz-se essa interação com diversos órgãos, para defender os direitos e garantias das pessoas com surdez.

A pessoa com deficiência auditiva pode requerer a intérprete presencialmente nas unidade de saúde, farmácia municipal, através de agendamento e será acompanhado pela intérprete ao serviço no dia agendado.

Dia Nacional do Surdo – Nesta segunda, 26 de setembro, é o Dia Nacional do Surdo, data que relembra a luta da comunidade surda brasileira por direitos e inclusão. O mês é chamado de Setembro Azul: um período dedicado à conscientização sobre as conquistas da comunidade surda e o quão urgente e indispensável é a ampliação da acessibilidade.

O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no País: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Fonte: Assessoria

Compartilhe: