Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

educação

Inaugurado espaço para pesquisas em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

Equipamentos incluem computadores de alto desempenho e impressoras 3D adquiridas pela UNIR


 

22 (1)A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) entregou à sua comunidade acadêmica nesta segunda-feira, dia 19, o Laboratório Multiuso, como parte das ações de ampliação da infraestrutura destinada à atividades de pesquisa no Campus José Ribeiro Filho, em Porto Velho. Além do Laboratório Multiuso, entregue durante cerimônia com a presença do vice-reitor da UNIR, professor Juliano Cedaro, todos os programas de pós-graduação da Universidade receberam mesas digitalizadoras para serem utilizadas nas suas atividades. “A pesquisa desenvolvida na UNIR tem alcançado grande relevância e prova disso é o aumento das notas dos nossos programas de pós-graduação. Ao mesmo tempo, estamos avançando na ampliação da infraestrutura para nossos pesquisadores, e isso deve ser comemorado, e seguir no caminho para a consolidação”, avalia o professor Juliano Cedaro.

O Laboratório Multiuso, que a partir desta semana está à disposição dos programas de pós-graduação, é composto por dez computadores de alta performance, com capacidade de processamento de dados complexos.33 (1)  “Com estes equipamentos nossos pesquisadores tem disponível a possibilidade de analisar grandes quantidades de dados e imagens de altíssima resolução, sejam de grandes amplitudes como microscópicas, o que tornará mais célere a obtenção de resultados”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Artur Moret. Além dos computadores, também estão instaladas no mesmo Laboratório Multiusuário duas impressos 3D: “Estas impressoras serão utilizadas, por exemplo, para modelagem em pesquisas em saúde, biológicas, em arqueologia e muitas outras áreas. Além deste uso a funcionalidade destas impressoras tem o potencial de auxiliar em pesquisas desenvolvidas em absoluta todas as áreas em que temos pesquisas em andamento na UNIR”, destaca o professor Moret.

Melhor resultado na Avaliação Capes – Na cerimônia de inauguração, realizada no auditório da Biblioteca Central do Campus de Porto Velho, e em que estiveram presentes coordenadores de pelo menos 12 programas de pós-graduação da Universidade, o vice-reitor, Juliano Cedaro, ainda falou da importância do trabalho desenvolvido nos anos mais recentes. “A pesquisa de qualidade e programas de pós graduação consolidados são fundamentais para mantermos o status de Universidade e uma das maiores vitrines para mostrar o papel que a UNIR desempenha junto à sociedade. Precisamos valorizar nossos pesquisadores, pois com poucos recursos eles têm trazido resultados que merecem ser comemorados. Um exemplo disso pudemos constatar recentemente com o relatório da avaliação quadrienal da CAPES em que mais da metade dos nossos programas de pós-graduação teve suas notas ampliadas. Cada coordenador, cada professor e cada estudante de pós graduação empenhados nessa luta diária está de parabéns ”, disse o vice-reitor.

Laboratórios nos campi – O professor Artur Moret ainda salientou que além do Laboratório Multiusuário inaugurado nesta semana em Porto Velho, estruturas semelhantes estão montadas nos campi de Ji-Paraná e Rolim de Moura, e serão formalmente entregues à comunidade acadêmica nas próximas semanas. Instalação de computadores de alta performance e de impressoras 3D nos campi de Ji-Paraná e Rolim de Moura foi uma opção a fim de atender aos programas mestrado em funcionamento nestas unidades. “Nossa instituição é multicampi, e o que fazemos é garantir que em todos eles haja as mesmas condições necessárias para que os pesquisadores, que tem alcançando resultados de grande relevância, alcancem resultados ainda mais relevantes”, finalizou o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

Compartilhe: