Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Cultura

Sesc apresenta exposição Cuniã Onírico na reabertura do Memorial Jorge Teixeira


Compartilhe:

Publicado por

em

Abertura acontece de forma gratuita no dia 30 de setembro em Porto Velho

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia, por meio do Sesc Rondônia, apresenta em Porto Velho a exposição “Cuniã Onírico”, do artista plástico paranaense Flávio Dutka, durante a reabertura do monumento Memorial Jorge Teixeira que, por sua vez, passará a fazer parte da rota turística e cultural da capital rondoniense. A abertura acontecerá no dia 30 de setembro (sexta-feira), às 9h, no Memorial Governador Jorge Teixeira, localizado à Rua José do Patrocínio, 501 – Centro.

Flávio Dutka é paranaense de nascimento e considera-se rondoniano de coração. Artista plástico e visual, é formado em História, pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). Há 14 anos leciona história e artes em comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira – cenário retratado cotidianamente em seus trabalhos. Além de expor suas peças com alguma regularidade, Flávio é concorrido entre os artistas de todos os segmentos da cena artística rondoniense para ilustrar projetos (livros, discos, filmes) em diversos gêneros. Nas peças desenvolvidas ao longo do último ano, o artista explora sua técnica mista irrequieta, misturando tinta acrílica, tinta spray, verniz, nanquim e pastel seco, onde busca, além de traduzir seu olhar sobre a paisagem e sobre o meio em que vive, também refletir sobre suas memórias e lembranças.

“Estamos felizes em poder contribuir com mais uma empreitada cultural em nossa capital, principalmente levando exposições de artistas locais que valorizam e fomentam nossa identidade. Integrar a programação desta reabertura é uma honra para o Sesc, principalmente por esta iniciativa estar alinhada à missão da nossa gestão em levar atividades culturais de qualidade e de forma acessível para toda população, sobretudo aos trabalhadores do comércio”, comenta o Presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia, Rainery Araújo Coelho.

A visitação da exposição Cuniã Onírico é gratuita e acontece até o dia 22 de outubro, de quinta a sábado, das 9h30 às 11h30 e 14h às 16h. São parceiros desta ação a Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho – Semdestur, Memorial Jorge Teixeira e Universidade Federal de Rondônia (Unir).

SOBRE O PROJETO

O Projeto EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS – CENTRO compreende ações destinadas à criação, à produção, à difusão, à fruição e à preservação de manifestações das Artes Visuais provocando possibilidades de desenvolvimento de experimentações e proporcionando novas oportunidades de diálogos de conhecimentos e saberes, valorizando as inúmeras vertentes estéticas e poéticas por meio de técnicas variadas. O Projeto consiste em atividade sistemática que acontece de março a novembro, com exposições, fóruns, debates, visitas orientadas à ateliês e encontros com artistas locais e nacionais.

Serviço: Sesc apresenta exposição Cuniã Onírico na reabertura do Memorial Jorge Teixeira

Data: 30 de setembro, às 9h

Visitação: 30 de setembro a 22 de outubro, de quinta a sábado, das 9h30 às 11h30 e 14h às 16h.

Local: Memorial Governador Jorge Teixeira, localizado à Rua José do Patrocínio, 501 – Centro, Porto Velho/RO

 

Compartilhe: