Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Executivo

Parceria entre a Prefeitura e Unir estudará perdas de memória em pacientes pós-covid


Compartilhe:

Publicado por

em

Estudo envolverá questionário e servidores da Semusa

Um convênio viabiliza a utilização do cenário de práticas do municípioUm convênio viabiliza a utilização do cenário de práticas do municípioUma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) busca estudar as sequelas causadas pela covid-19 na memória de pacientes de Porto Velho, sobretudo em servidores municipais da área da saúde.

A universidade possui um convênio com a pasta para poder utilizar o cenário de práticas do município.

A pesquisa, desenvolvida pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI), se propõe a entender se os servidores da Semusa tiveram sequelas pós-covid, envolvendo perdas da memória. O estudo partiu de um residente do curso de saúde.

“Nosso primeiro passo, junto a Semusa, é entender se, de fato, esses pacientes tiveram um quadro de perda de memória, através de uma testagem psicológica. O objetivo é explicar se há uma relação nisso”.

A expectativa é de que a coleta ocorra até o mês de novembro. Para o município, os futuros dados podem nortear a Saúde do Trabalhador a fomentar políticas públicas desenvolvidas dentro da Semusa para o acolhimento e tratamento dos servidores acometidos por esta sequela.

“Pesquisas sempre têm um peso significativo. Essa específica atende a uma necessidade do município em entender o cenário pós-covid. A Unir e Prefeitura acabam sendo parceiras importantes no processo de aprendizagem e de ocupação dos cenários de prática e projeto de pesquisa”, afirma Angelita Mendes, diretora da Divisão Gestora de Educação Permanente (DGEP), da Semusa.

A pesquisa pode ser acessada e respondida no link.

 

Texto: Pedro Bentes
Foto: SMC

 

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: