Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

educação

Avaliação Capes UNIR alcança sua melhor avaliação da pós-graduação


Compartilhe:

Publicado por

em

 

 

 

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu avaliações positivas para seus programas de pós-graduação, mestrados e doutorados, na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgada na última semana, no dia 12 de setembro. Mais da metade dos PPGs ofertados  tiveram suas notas ampliadas, o que foi comemorado pela Universidade, o que faz deste resultado o melhor já obtido pela UNIR: “É uma grande notícia para a nossa instituição, mas não apenas para a UNIR, e sim para todo o nosso Estado, pois com isso a qualidade da nossa pós-graduação é reconhecida e poderemos ampliar a oferta de cursos de doutorado, formando ainda mais pesquisadores de Rondônia”, destacou a reitora da UNIR, professora Marcele Pereira.

A avaliação divulgada agora pela Capes levou em consideração os últimos quatro anos de atuação dos PPGs, e a UNIR ampliou para 50% o número total de programas de pós-graduação (PPGs) com nota 4. Dos 16 PPGs ofertados pela UNIR em várias áreas do conhecimento, avaliados pela Capes, oito obtiveram o conceito 4, sendo que três deles subiram do conceito 3 para o 4 desde a avaliação anterior, realizada em 2016. Entre os mestrados avaliados destacam-se o de Estudos Literários, o de Letras e o de Psicologia, que tinham nota 3 na avaliação anterior e conseguiram melhorar o desempenho aumentando o conceito para 4, bem como o Mestrado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça, que passou pela primeira avaliação e já obteve nota 4. E oito tiraram nota 3.

Além dos 16 programas próprios de pós-graduação, a UNIR oferta mais sete PPGS em rede com outras Instituições de Ensino Superior. Desse total, dois passaram para o conceito 5 e três deles receberam nota 4.

A reitora Marcele Pereira destaca que o resultado da avaliação atesta a qualidade da pós-graduação e da pesquisa realizadas na UNIR: “Um resultado alcançado devido à dedicação dos coordenadores, docentes, técnicos e discentes que integram os nossos programas, e que deve ser celebrado por toda a comunidade acadêmica e em geral, pois reafirma a importância das atividades da UNIR e seu impacto na formação de profissionais e pesquisadores para Rondônia e para além das nossas fronteiras”.

Os PPGs que alcançam nota 4 na avalição estão aptos a apresentarem propostas de doutorado e, segundo o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq), professor doutor Artur Moret, a consolidação dos programas indica que a pós-graduação está avançando na instituição, abrindo possibilidades de criação de novos cursos e programas. “Com esse resultado já podemos passar a oferecer 11 programas de doutorado para o próximo ano, por exemplo. Atualmente nós temos cinco. Ou seja, poderemos formar mais recursos humanos de qualidade e mais pesquisadores com pensamento crítico”, conclui.

Fomento na UNIR – A UNIR é a única Universidade de Rondônia e a única instituição do Estado a oferecer mestrados e doutorados próprios, todos com entradas anuais e gratuitos. Além da formação de recursos humanos em nível de pós-graduação, é também nestes PPGs que são realizadas parcela considerável da pesquisa científica em Rondônia. Como modo de ampliar as pesquisas e o impacto dos seus resultados junto à sociedade, a UNIR está preparando editais internos de fomento a pesquisadoras e pesquisadores, que devem ser lançados ainda este ano. Como explica a reitora Marcele Pereira, a preparação dos editais está sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçã (Propesq) e somente estão sendo possível em função de recursos extras conseguidos pela atual gestão da Universidade junto a bancada federal de Rondônia. “Os esforços tem sido todos direcionados para superar desafios que temos na nossa instituição, mas também para garantir que nossos docentes-pesquisadores tenham as melhores condições possíveis para fazer o que sabem: gerar conhecimento e gerar profissionais e novos pesquisadores capazes de mpactar positivamente a nossa sociedade”, explicou a reitora da UNIR.

Sobre a avaliação – A escala de pontuação da avaliação da Capes vai de 1 a 7, sendo 3 a nota mínima para habilitação do programa, 5 a nota máxima para programas que têm apenas o curso mestrado e 7 a nota máxima para programas de doutorado. Somente programas que sejam avaliados ao menos com nota 4 podem apresentar propostas para instalação de cursos de doutorado. Como a avaliação é quadrienal, os dados divulgados pela Capes no início de setembro compreendem o período de 2017 a 2020.

Compartilhe: