Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Geral

Projeto Arte da Palavra abre inscrições para a oficina “A leitura e os sentidos” em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Ação será realizada de 26 a 30 de setembro em ambiente digital

Estão abertas até o dia 24 de setembro as inscrições para a Oficina “A leitura e os Sentidos” – ação formativa realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE, por meio do Sesc Rondônia, que busca promover um espaço formativo direcionado para qualquer pessoa que deseja escrever, seja profissionalmente ou não, editar ou melhorar sua redação e criatividade. Ministrada pela escritor, editor literário e professor André Soltau (RS), a atividade acontecerá de 26 a 30 de setembro, das 19h às 21h (horário local), por meio da plataforma Google Meet.

A oficina abordará conceitos contemporâneos de leitura, reconhecendo as diferentes linguagens que compõem a comunicação e as sensações com os diferentes tipos de textos. Nos encontros serão desenvolvidos temas fundamentais para uma leitura com os sentidos. O cronograma a ser seguido engloba as temáticas:

  • “Eu, leitor”: Propostas de leituras coletivas que provocam a memória de quem lê;
  • “Ouvir”: Tudo começa com o som, mesmo antes da palavra compreendida. Usando de memória sonora e conversa sobre memórias afetivas, o princípio de nossa relação com o mundo;
  • “A leitura e os sentidos”: Por meio de sons, imagens, prosa e verso, discussões sobre os signos que envolvem quem o lê;
  • “O que é texto? ”: O texto visto no sentido amplo em nossas relações com o mundo.

A atividade tem como público-alvo leitores, mediadores de leitura, educadores, estudantes, artistas e o público em geral interessado por temas relacionados à cultura, à linguagem, à leitura e à expressão artística, com idade a partir dos 18 anos. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário https://cutt.ly/RVhF5I1.

A ação faz parte do Projeto Arte da Palavra, um circuito atuante em todas as regiões do País que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores; além de valorizar obras, escritores brasileiros, as novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Como ação de complemento formativo, é oferecido também um circuito voltado para a reflexão e criação literária. Em curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o País, são selecionados os artistas que participam do projeto. O circuito é realizado presencialmente, e está sendo adaptado para versão online por conta das restrições impostas pela pandemia.

Para mais esclarecimentos, o telefone de contato é o da Coordenação de Cultura do Sesc Rondônia (69) 3229-6006 ramais 238/239. O link para acesso aos encontros será enviado por e-mail aos participantes selecionados. Ação será toda realizada de forma online e gratuita.

SOBRE A MINISTRANTE

André Soltau é Natural de Alegrete/RS, é graduado em História (UFSM/RS), e mestre em Educação (UFSC/SC). Atuou como professor e foi assessor da ONU/MEC, mediando encontros com educadores de países que falam língua portuguesa. Foi professor Universitário nas áreas de Comunicação (Fotografia, Jornalismo, Publicidade, Audiovisual) e de Educação (Licenciaturas e especializações em Música e História). É idealizador e editor da Traços & Capturas, criada em 2011, que tem como foco publicações nas áreas de Literatura em Prosa e Verso, Artes, Memória, Patrimônio Imaterial e Educação. Atualmente é colunista mensal na Revista TXTMagazine – Tudo éX Texto, de Curitiba/PR. No primeiro semestre de 2022 lança o livro de contos Fio do Silêncio, em parceria com a escritora Kátia Nascimento, pela Kotter Editorial, de Curitiba/PR.

Serviço: Projeto Arte da Palavra abre inscrições para a oficina “A leitura e os sentidos” em Rondônia

Quando? 26 a 30 de setembro, das 19h às 21h (horário local)

Onde? Plataforma Google Meet

Formulário de inscrição: https://cutt.ly/RVhF5I1

Realização: Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia

Acompanhe as ações do Sesc Rondônia nas redes

Na web: www.sescro.com.br

No Instagram: @sesc_ro

No Facebook: @sescrondonia

 

 

 

Compartilhe: