Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Geral

Consultoria financeira para comprar uma empresa: conheça os benefícios


Compartilhe:

Publicado por

em

A aquisição de uma companhia é um processo que pode criar ou destruir valor para a compradora, a depender de como for conduzido. Por isso, comprar empresa demanda profissionais experientes, com especialização em determinadas áreas e que atuem de forma complementar, para que se extraia o melhor possível de cada etapa do processo de aquisição.

Veja como a consultoria estratégica e assessoria financeira especializada em M&A pode auxiliar nos diversos passos que envolvem a compra de uma empresa: 

Consultoria pré-aquisição

O estudo de mercado prévio à aquisição de uma empresa já existente é trabalho da consultoria estratégica. Seu objetivo é mapear todas as potenciais empresas ¨alvo¨ e obter e analisar informações públicas e privadas sobre elas, principalmente através de entrevistas. O objetivo final é priorizar estes targets em função de seu alinhamento com a estratégia e a cultura do adquirente. 

Consultoria especializada em M&A 

A consultoria especializada em como comprar empresa pode lhe auxiliar em todas as etapas do ¨deal¨ (ou processo de comprar empresa). Confira:

Negociação do NDA 

O NDA é o acordo de confidencialidade prévio à compra de empresa. Geralmente é um assunto padrão e relativamente simples, que somente precisará da anuência do seu jurídico. 

Valuation da empresa 

O seu assessor (ou consultor) em M&A ou compra de empresas inicialmente calculará o valor da empresa-alvo de forma isolada, e posteriormente precisará da colaboração da sua área financeira ou de desenvolvimento com o intuito de quantificar as sinergias. 

Negociação financeira 

O seu consultor terá contato direto com cada um dos sócios do adquirente, com o intuito de entender seus anseios e objetivos.

Oferta não vinculante de aquisição 

Posteriormente, o seu consultor lhe ajudará a elaborar uma ¨oferta não vinculante¨ que possibilite uma situação de ganha-ganha: atenda tanto aos anseios e objetivos dos sócios do target, como ao objetivo próprio de criação de valor. 

Due Diligence

O assessor em compra de empresas poderá coordenar auditores, advogados e pessoal operacional no processo de due diligence financeira, legal e operacional. 

Oferta vinculante de aquisição 

Seu consultor especializado em M&A analisará o resultado da due diligence e poderá negociar uma oferta vinculante ou final. 

Negociação legal 

Seu consultor poderá auxiliar seu assessor legal, quem lidera esta fase – nas questões financeiras do processo. Como, por exemplo, as implicações de algumas cláusulas contratuais sobre a avaliação de valor da empresa e no histórico negocial. 

A compra de uma empresa é um processo complexo, que pode ter ganhos maximizados com o auxílio de uma assessoria especializada desde o início até o fechamento do negócio. A Capital Inv

est – M&A Advisors oferece consultoria em fusões e aquisições, auxiliando empresas nacionais e estrangeiras nas suas aquisições no Brasil para gerar maior valor com menor risco.

 

 

Compartilhe: