Conectado por

Rondônia, terça, 16 de abril de 2024.

Polícia

Polícia realiza operação “Pipas” na zona leste da capital


Compartilhe:

Publicado por

em

Foi realizada no último sábado (13/08) a “Operação Pipa” na Av. Mamoré próximo a Rua Consagração no bairro Aponiã, realizada pela Polícia Militar e Polícia Civil do estado de Rondônia, foram utilizadas na operação mais de 10 viaturas oficiais e um micro-ônibus, a operação visa coibir o uso de linha com cortante (vidro e cola), várias pessoas foram autuadas na operação e tiveram que assinar um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e devem se apresentar ao Juizado Especial Criminal.

Lei proíbe venda e uso

A Lei n° 4.726, de 2020, sancionada pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha , proíbe a comercialização e uso do cerol e da linha chilena nas pipas em todo o Estado. A legislação entende por cerol todo o produto originário da mistura de cola de madeira e vidro.

O outro lado “Queremos trabalhar governador”

Pipeiros reclamam de opressão e cobram um espaço regularizado para a prática de empinar os papagaios (pipas), alguns sobrevivem somente da fabricação e vendas de pipas e cobram uma solução para o impasse por parte do estado, “Não queremos ser marginalizados, queremos um espaço onde iremos brincar sem sermos perseguidos, em Belém no estado do Pará anualmente é realizado um evento de nível nacional, pipa é esporte, em Porto Velho foi passado de geração para geração essa brincadeira, governador a olhe a gente com carinho, temos muitas famílias que dependem da renda da venda das pipas para se sustentar.”.

Foi criada uma associação dos “Pipeiros em Rondônia” em Porto Velho , que tenta regularizar a situação dos amantes das pipas, hoje a prática é realizada em vários pontos da cidade, com um espaço fixo os pipeiros irão se divertir com segurança e organização.

Compartilhe: