Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Jurídicas

Mais de vinte anos depois, Ação Civil Pública movida pelo MP se concretiza com assinatura de Termo de Fomento entre Governo e Acuda


Compartilhe:

Publicado por

em

Em cerimônia realizada na manhã de hoje (8/8) no auditório do Ministério Público de Rondônia, foi concretizado o objeto de uma Ação Civil Pública datada de mais de 20 (vinte) anos, cuja sentença já havia sido proferida favorável há 9 (nove) anos.

Trata-se da assinatura do Termo de Fomento entre o Governo do Estado e a ONG Acuda, para construção e funcionamento do Método Acuda de Integração de Oportunidades (MAIO) – Celas Lares, que teve como mediador o Promotor de Justiça de Execução Penal, Leandro Gandolfo.

O projeto, inédito no Brasil, se refere à construção de Celas Lares no espaço do Presídio Ênio Pinheiro, na capital, com a utilização de mão de obra dos próprios detentos. Cada uma das celas lares será ocupada por três indivíduos privados de liberdade. O investimento inicial é de seis milhões de reais, sendo três milhões de verba contingenciada em juízo na ACP e três milhões oriundos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça de Rondônia (SEJUS).

O Secretário da referida pasta, Marcus Rito, destacou que “o momento é histórico”, enfatizando a parceria o trabalho da Acuda na ressocialização dos detentos há duas décadas, com qualidade e respeito. Ele também falou da atuação do MPRO, não só na cobrança para que a ação se tornasse realidade, mas também como Instituição parceira da SEJUS.

Em breves palavras o presidente da ONG Acuda, Luiz Carlos Marques, explicou que o sucesso do trabalho se resume ao amor que faz parte de cada atividade desenvolvida com os presos e com aqueles que ganham liberdade e precisam ser reinseridos na sociedade.

Luiz Carlos destacou que o Celas Lares é um projeto social que contempla os pilares da espiritualidade, educação e assistência e objetiva provocar reflexões acerca de mudanças, repensar práticas, comportamentos, sentimentos e emoções; abrange além da educação formal a educação emocional, melhorando as relações afetivas familiares e sociais e ainda proporciona atendimento às necessidades básicas de pessoas que participam do Método Acuda.

Em sua fala, o Promotor de Justiça Leandro Gandolfo reconheceu os esforços de todos que ajudaram para que o momento atual se tornasse realidade, desde os promotores que iniciaram a Ação Civil Pública. “O projeto é um novo conceito de ressocialização que se tornará exemplo para todos os estados brasileiros”, destacou.

O Promotor de Justiça explicou que o interesse do Ministério Público em promover esse termo de fomento é em função de o modelo Celas Lares, de reeducação e ressocialização de presos, ter altíssimo sucesso em impedir a reincidência.

A taxa de reincidência média no país e de 80%. Nesse sistema, a taxa de recuperação é próxima a 90% (só cerca de 10% reincidem após passar por esse processo de reeducação).

O evento contou com as presenças de representantes da Procuradoria-Geral do Estado, Ministério Público Federal, Poder Judiciário, Defensoria Pública, Associação dos Membros do MPRO e Conselho Penitenciário.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Compartilhe: