Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Geral

TJRO reforça manutenção de medidas sanitárias 


Compartilhe:

Publicado por

em

 Uso obrigatório de máscaras e incentivo à vacinação foram reafirmados em reunião técnica

Fotografia mostra servidor sentado utilizando máscara

Uma reunião técnica do Comitê de Saúde do Tribunal de Justiça de Rondônia deliberou pela manutenção do uso obrigatório de máscaras dentro das unidades do Judiciário e outras medidas que tenham por objetivo evitar o contágio da Covid-19, além do incentivo à vacinação. Assim como durante toda a pandemia, as medidas têm como base a consulta de profissionais de saúde que atuam no combate à emergência sanitária e da Divisão de Saúde do TJRO, unidade que está mobilizada na aplicação de vacinas em prédios do judiciário desde o dia 18.

Ao apresentar dados epidemiológicos oficiais, a médica e consultora do TJRO, Ana Escobar, alertou sobre um aumento no número de casos de Covid-19 e as projeções que devem atingir 500 mil casos notificados em agosto. A médica reiterou a necessidade de uso de máscaras e aplicação de vacinas para conter o avanço da doença, tendo em vista que medidas para evitar aglomerações não têm se mostrado eficientes, sobretudo com liberação de shows e festas agropecuárias. Outra preocupação é com a baixa procura pelas doses de reforço de vacina. “As pessoas estão deixando de se vacinar porque acham que não adianta, e não estão levando em consideração que a vacina é a única forma de evitar a forma grave da doença”, pontuou.

Fotografia mostra médica Ana Escobar exibindo apresentação em reunião online

A Disau apresentou as providências que o TJRO vem adotando para contribuir com a redução dos casos. A enfermeira Rosana Ramalho, da Disau, lembrou que a campanha de vacinação contra a Covid-19 e a influenza dentro do TJRO teve início no último dia 18, no edifício-sede, e esta semana está voltada ao público interno, no Fórum Geral César Montenegro; durante a campanha ficou evidente o atraso na aplicação de doses de reforço. Rosana também esclareceu que a unidade está emitindo requisição de exames de Covid-19 para servidores e servidoras que apresentem sintomas gripais e queiram fazer a testagem, facilitando o acesso por meio de convênios de saúde. A higiene das mãos de forma constante também foi reforçada.  As ações desenvolvidas pela Divisão, segundo Rosana, devem reduzir os casos no âmbito do Poder Judiciário.

A reunião foi coordenada pelo juiz auxiliar da presidência Ilisir Bueno. Segundo ele, apesar da obrigatoriedade do uso de máscaras dentro das unidades do TJRO regulamentada por meio de atos administrativos, esse hábito deve ser mantido em todos os locais, devido ao aumento de casos. “Vamos continuar com as providências que já vínhamos tomando, mas precisamos da colaboração de todos”, disse.

A reunião contou com a participação da juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Inês Moreira, do médico do TJRO, Amado Rahhal, e do diretor da Disau, Alex Castiel e da enfermeira Rosana.

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Compartilhe: