Conectado por

Rondônia, segunda, 29 de abril de 2024.

G1

Porto Velho recomenda uso de máscara em unidades de saúde após boletim apontar risco de 4ª onda da Covid


Compartilhe:

Publicado por

em


Boletim apontou que casos da doença aumentaram 186,9%, em média, em um mês. Recomendação abrange os trabalhadores e os usuários do sistema de saúde, com ou sem sintomas gripais. Prefeitura recomenda uso de máscara em unidades de saúde de Porto Velho
Rede Amazônica
Na entrada das unidades de saúde, em Porto Velho, um documento fixado logo na entrada passou a recomendar o uso de máscaras em todos os ambientes ligados à Secretaria da Saúde (Semusa). A orientação foi expedida após um boletim epidemiológico apontar uma possível 4ª onda de Covid-19 na capital.
O memorando, divulgado na última semana, justifica que houve um aumento nos casos da doença em Porto Velho.
Segundo o boletim epidemiológico de número 49, a média de casos no calculada entre 29 de maio a 25 de junho é 186,9% maior do que a que foi estimada entre 1º a 28 de maio.
“A população não tem buscado de forma satisfatória a vacinação contra a Covid-19, sendo baixa a procura pela dose de reforço e imunização de crianças entre 5 e 11 anos”, explica a nota da Semusa.
A recomendação do uso de máscaras nas unidades de saúde abrange os trabalhadores e os usuários do sistema de saúde, com ou sem sintomas gripais.
Recomendação abrange trabalhadores e usuários do sistema de saúde
Rede Amazônica
A recomendação do uso de máscaras em unidades de saúde também já foi adotada em outros municípios de Rondônia, como Cacoal e Vilhena.
Os municípios do interior também detectaram um aumento de casos da Covid-19 desde junho, e por prevenção, passou obrigar que funcionários e pacientes usem máscaras sejam em unidades de saúde pública ou privada.
Segundo o Laboratório Central de Rondônia (Lacen), a variante ômicron da Covid e suas subvariantes foram as responsáveis pelo aumento de casos de coronavírus em Rondônia no final de junho e início de julho.
Entenda como funciona o sequenciamento
Autoteste de Covid tem pouca procura em Porto Velho

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: