Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Geral

Veja três dicas para economizar energia durante o verão amazônico


Compartilhe:

Publicado por

em

Nesse período quente, é comum as pessoas ligarem o aparelho de ar-condicionado por mais tempo. Por isso, fique atento ao tempo de uso. Quanto mais horas ligado, mais energia consumida. A recomendação é utilizar o aparelho em temperatura amena, como 23º C, para que o clima fique agradável e utilizando menos energia.

Aplicativo Energia On mostra histórico do consumo de energia

O calor chegou com tudo na região norte do país. Nas últimas semanas, Rondônia registrou temperaturas acima dos 35º e tempo seco, com umidade relativa do ar chegado até 46%. Nesse período, também é importante estar atento ao uso dos eletrodomésticos, principalmente ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, para que não haja muita variação na conta de energia.

A ouvidora da Energisa em Rondônia, Millena Capelleti, orienta que os clientes observem o histórico do consumo de energia através da fatura, comparando sempre o mês atual com o mesmo período do ano anterior. “Dessa forma, o cliente vai poder compreender melhor a maneira como utiliza a energia e poderá adotar novas medidas para reduzir o consumo”, afirma.  O histórico está disponível na fatura impressa, no aplicativo Energisa On e na Agência Vitual (www.energisa.com.br).

Millena elencou três dicas principais para economizar energia neste verão amazônico.

histórico de consumo_aplicativo Energisa On

Histórico de consumo_aplicativo Energisa On

Ar-condicionado

Nesse período quente, é comum as pessoas ligarem o aparelho de ar-condicionado por mais tempo. Por isso, fique atento ao tempo de uso. Quanto mais horas ligado, mais energia consumida. A recomendação é utilizar o aparelho em temperatura amena, como 23º C, para que o clima fique agradável e utilizando menos energia. Também é importante sempre deixar as portas e janelas do ambiente fechadas durante o uso. Mantenha os filtros limpos para que o aparelho tenha um bom desempenho na refrigeração.

Se possível, prefira a utilização do ventilador e abra as janelas para que haja ventilação e luz natural.

Geladeira

Com as altas temperaturas, também é maior a frequência que as pessoas buscam uma bebida gelada na geladeira ou aquele sorvete no refrigerador. A dica é evitar abrir o equipamento várias vezes por dia. Observe se as borrachas das portas estão vedando corretamente. Você pode fazer um teste simples para checar. Coloque uma folha de papel e feche a porta. Em seguida, puxe o papel. Se ele sair com facilidade, é hora de trocar as borrachas.

Outra dica valiosa é nunca colocar toalhinhas nas prateleiras. Essa prática impede a passagem correta de ar dentro do aparelho e prejudica sua eficiência. Também espere os alimentos esfriarem antes de guardá-los no congelador. A geladeira também deve estar posicionada longe de fontes de calor, como o fogão e da luz solar. Dessa forma, você evita que o eletrodoméstico se esforce mais para chegar à temperatura correta e, portanto, gasta menos energia.

Chuveiro Elétrico

Chegou a hora de desligar o chuveiro elétrico ou, se você prefere um banho quentinho, de utilizá-lo na posição “verão”. A simples mudança da chave seletora de temperatura pode reduzir até 35% do consumo de energia do aparelho na maioria dos modelos, segundo pesquisa realizada pela instituição Proteste.

Gostou das dicas para economizar energia? Veja mais na Websérie “O Descomplicador” no canal da Energisa no Youtube.

Compartilhe: