Conectado por

Rondônia, quarta, 17 de agosto de 2022.

Geral

Promotoria de Ji-Paraná coordena reunião de criação de protocolo de atendimento para pessoas com problemas mentais


Compartilhe:

Publicado por

em


Continua após a publicidade
Colégio Sapiens

Atendendo a um pedido da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da cidade de Ji-Paraná, a Promotora de Justiça da referida Comarca, Josiane Alessandra Mariano Rossi, coordenou uma reunião segunda-feira (4/7) para estabelecer um Protocolo de Atendimento (PA) de pessoas com problemas mentais no âmbito do Município.

Na reunião, foram verificados os fluxos de atendimentos atuais e definidas algumas iniciativas para melhorar esse atendimento por parte dos órgãos e entidades envolvidos na temática. Dentre os pontos destacados estão: a proposta de implantação pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), com suporte da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), do programa Consultório na Rua.


Continua após a publicidade

Outra pauta delineada na reunião foi em relação à implantação do SAMU, prevista para o primeiro semestre de 2023, contudo a Central de Regulação tenta viabilizar já para este segundo semestre de 2022, visto que a implantação do serviço auxiliará no atendimento dos pacientes com problemas mentais.

O Diretor de Média e Alta Complexidade informou que o HMJP possui seis leitos psiquiátricos para atendimento de pessoas em surto que necessitam de estabilização, local para onde devem ser encaminhados os pacientes em surto tanto pelos bombeiros quanto pelos policiais militares.

A SESAU informou que está ocorrendo um curso de capacitação pelo Hospital Albert Einstein sobre o atendimento de pacientes com problemas mentais pela Atenção Básica, sendo que o próximo encontro acontecerá na cidade de Cacoal entre os dias 1º a 8 de agosto. Serão fornecidas dez vagas para capacitação dos profissionais de Ji-Paraná.

Por fim, a SEMUSA se comprometeu a definir no prazo de 20 dias como poderá dar suporte à questão relativa ao atendimento de pessoas com problemas mentais, atendidas pelos bombeiros e PM.

Participaram da reunião, de forma presencial, a Promotora de Justiça Josiane Alessandra Mariano Rossi, servidores da SEMUSA, SEMASF e Corpo de Bombeiros e de forma virtual, por meio da plataforma Teams: o Procurador do Estado Hugues Uchôa Sena Junitor; a gerente do CPES, Patrícia Julianna dos Santos Nienow; a coordenadora da Saúde Mental da SESAU, Regina Fátima Correa Lima.

Fonte: GCI- Gerência de Comunicação Integrada

Publicidade

Governo de Rondônia educamaisbrasil

Últimas notícias

Facebook