Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

Jurídicas

Presidente do TRT-14 destaca as iniciativas de ampliação do acesso à Justiça nos estados de RO e AC em reunião do Coleprecor


Compartilhe:

Publicado por

em

Desembargadora Maria Cesarineide apresentou o programa Justiça do Trabalho Presente para presidentes e corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho de todo o país

A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC) e conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, participou nesta quarta-feira (22/6) da 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor). Durante o evento, apresentou o programa Justiça do Trabalho Presente: uma Política Pública de Ampliação do Acesso à Justiça. A 5ª Coleprecor reuniu presidentes e corregedores dos 24 tribunais do Trabalho do país em Porto Alegre, nos dias 21 e 22 de junho para debater o hibridismo nas relações de trabalho e o programa Justiça 4.0, que disponibiliza novas tecnologias e inteligência artificial para garantir serviços para a sociedade.

Maria Cesarineide apresentou durante o evento as ações desenvolvidas no âmbito do TRT-14 (RO/AC) que visam tornar a Justiça do Trabalho mais acessível ao jurisdicionado, principalmente para as populações que residem em localidades onde o acesso à justiça é difícil. “O programa Justiça do Trabalho Presente é uma política pública de ampliação de acesso à justiça, através de parcerias com vistas a capilarizar sua atuação e a incluir os digitalmente vulnerabilizados e invisibilizados pela perda da desigualdade social”, ressaltou.

Cesarineide detalhou os serviços oferecidos pelo Núcleo de Atendimento e Atermação Virtual (NAAV), através do atendimento virtual, voltado aos usuários que necessitam ajuizar uma ação de competência da Justiça do Trabalho. “Através do NAAV, o usuário que busca a JT pode ajuizar gratuitamente e de forma direta uma ação trabalhista. O atendimento é realizado presencialmente, por telefone, WhatsApp e e-mail, fornecendo assim, diversas formas de acesso a JT”, explicou.

A presidente do TRT-14 falou ainda sobre a criação da assistente virtual Raíra, da Justiça do Trabalho. “O nome Raíra significa humana e sua criação veio com a finalidade de facilitar a linguagem, acesso e proporcionar a personificação da Justiça do Trabalho. Além de ofertar um acesso simplificado, a Raíra assegura uma atenção mais direta, já que está programada para atender os jurisdicionados que possuem dúvidas básicas, a exemplo de como entrar em contato com nossas unidades através do Balcão Virtual ou de como iniciar uma reclamação trabalhista”, pontuou.

No primeiro dia do encontro, o economista e CEO da Regus & Spaces do Brasil, Tiago Alves, autor do livro Nem Home Nem Office, palestrou sobre o hibridismo e o futuro do trabalho. Além disso, o programa Justiça 4.0 foi abordado pelo coordenador nacional do Processo Judicial Eletrônico na Justiça do Trabalho (PJe/JT), Fabiano de Abreu Pfeilsticker, juiz titular da 19ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte.

Secom/TRT14 (Munique Furtado, com informações e fotos do TRT-4)

Compartilhe: