Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

G1

Projeto Tribos é destaque no Encontro Brasileiro de Degustadores de Cafés em RO


Compartilhe:

Publicado por

em

Projeto premia melhores cafés produzidos em áreas indígenas. No estado, mais de 130 famílias indígenas atuam com a produção do fruto. Projeto Tribos promove sustentabilidade na produção de café em áreas indígenas em RO
O Projeto Tribos foi destaque no 1ª Encontro Brasileiro de Degustadores de Café, em Cacoal (RO). Criado para promover o desenvolvimento sustentável da produção de café em territórios indígenas, o projeto conta a participação no estado da Coopaiter, a Associação Indígena do Povo Suruí.
“O Tribos é um projeto diferente. É um projeto para indígenas cafeicultores e a gente garante a compra de 100% da safra cultivada por eles. E a medida que vai aumentando a qualidade, essa valorização também vai aumentando, ou seja, se você produzir um café especial, a compra da 3 Corações é garantida pelo dobro da cotação”, explica a gerente de projetos especiais da 3 Corações, Patrícia Carvalho.
Almir Suruí, líder do povo Paiter Suruí em Rondônia, diz que o foco da produção é na qualidade do produto, sempre aliado com a preservação ambiental.
“Nós como Paiter Suruí estamos trabalhando com qualidade, não com quantidade, porque queremos mostrar que valorizando conhecimentos ecológicos, científicos, culturais, o nosso povo pode também contribuir e produzir com melhor qualidade a cultura do café”.
O projeto premia os melhores cafés produzidos nas áreas indígenas. E o nível de excelência é tão alto que em 2020, quando a última premiação foi realizada, os quatro primeiros lugares do concurso tiveram notas acima de 90 pontos.
“A gente quer fortalecer isso e mostrar que essa parceria é importantíssima para mostrar que terra indígena também produz com responsabilidade, com planejamento. E também valorizando e respeitando a cultura de cada povo”, complementar Almir Suruí.
Ao todo são 132 famílias indígenas cafeicultores espalhados por 28 aldeias nos municípios de Cacoal e Alta Floresta do Oeste disseminando conhecimento, valorizando o protagonismo do indígena, a proteção da floresta e a produção de café de alta qualidade.
Projeto Tribos premia cafeicultores indígenas de Rondônia
Indígenas de RO são premiados por produzirem os melhores cafés robustas amazônicos
Indígenas são premiados por produzir café preservando a floresta em Rondônia
Veja mais notícias do Rondônia Rural

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: