Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

Geral

Carta de atrações culturais, ecológicas e históricas, primeiro mapa turístico de Porto Velho contempla edifício-sede do MP


Compartilhe:

Publicado por

em

Carta de atrações, com indicações para os principais destinos culturais, ecológicos e históricos, o primeiro mapa turístico da cidade de Porto Velho contempla, como elemento do roteiro central da cidade, o edifício-sede do Ministério Público de Rondônia. O prédio, localizado no tradicional bairro Pedrinhas, além de guardar importância social para a Capital, hospeda, em suas instalações, o Memorial MPRO, um espaço destinado a preservar fatos de valor histórico para a Instituição, a ser reinaugurado em breve, como parte das comemorações de 40 anos do MP rondoniense.
O mapa turístico da Capital foi formulado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e traz, de modo lúdico, leve e organizado, um amplo circuito de atrações de Porto Velho, abordando pontos históricos, como a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, atrações naturais e, ainda, a localização de órgãos da esfera política-administrativa da cidade, além das instituições que integram o sistema de Justiça local.
O instrumento é uma importante ferramenta de orientação e divulgação da estrutura da Capital não apenas para quem acaba de chegar a Porto Velho, como também para seus moradores, pois indica um passeio pelo patrimônio porto-velhense em suas mais diversas frentes. O mapa é, ainda, a base, para a composição de roteiros de passeios turísticos que vêm sendo ofertados pela Secretaria.
“O Ministério Público de Rondônia está feliz por integrar esse registro da cidade. A Instituição compõe o cenário urbanístico e a memória de Porto Velho, pois faz parte de sua estruturação e crescimento. Além disso, muito em breve, voltará a ofertar o Memorial do MPRO, um centro de memória que  foi pensado para preservar nossa história e em dividi-la com a comunidade”, afirma o Procurador-Geral de Justiça, Ivanildo de Oliveira.
Detalhando o projeto, o Coordenador da Comissão de Aniversário de 40 Anos do MP de Rondônia, Promotor de Justiça Marcelo Lima de Oliveira, afirma que o espaço foi revitalizado e será entregue totalmente reformulado, possibilitando a divulgação do acervo da Instituição, com interação digital.  “O Memorial oferecerá uma experiência digital muito interessante aos visitantes, com catálogo interativo para exibição do acervo. O conteúdo trará imagens, vídeos, textos, linha do tempo e será apresentado de forma intuitiva”, diz.
Marcelo Lima destaca a importância do lançamento do mapa da Capital no contexto das comemorações dos 40 anos do Ministério Público, previstas para julho deste ano, acrescentando que a ferramenta consiste em mais um documento de orientação ao cidadão, destinatário das ações da Instituição.

Onde encontrar – Lançado recentemente, o primeiro mapa turístico da cidade de Porto Velho teve a impressão apoiada pelo Ministério Público de Rondônia. O material é distribuído no Centro de Atendimento ao Turista, no aeroporto da Capital, e na sede da Semdestur, na rua General Osório, nº 1281. Também pode ser visualizado, em formato digital, no site da Prefeitura de Porto Velho (https://semdestur.portovelho.ro.gov.br/).

Compartilhe: