Conectado por

Rondônia, sábado, 27 de abril de 2024.

Política

Deputado Jean Oliveira relata momento difícil do agronegócio e pede união entre os poderes para buscar alternativas de crescimento


Compartilhe:

Publicado por

em

“Precisam se posicionar, construindo, desde já, uma agenda positiva para homologar outros frigoríficos para exportar para China”.

Durante sessão geral extraordinária da Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira (26), na 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, o deputado estadual Jean Oliveira (MDB) falou sobre a necessidade da realização de evento de grande porte, como este, enfatizando a importância da participação de outras modalidades que não são do agro, mas que, indiretamente fortalecem a economia do estado.

Afirmou que o agro é o equilíbrio da balança comercial rondoniense e brasileira, porém, destacou que o momento é difícil e de grande preocupação. “Estamos vivendo o pior momento da pecuária rondoniense. Os preços estão despencando e essa baixa vai ser sentida por toda sociedade. O agro está de ladeira abaixo”, enfatizou.

Jean Oliveira relatou que Rondônia tem grandes frigoríficos, até multinacionais, gerando emprego e renda, porém, o Estado está nas mãos de apenas um frigorifico para exportação para china, que paga o melhor preço pelo boi, pela matéria prima produzida aqui. “O momento é de união de todos os poderes constituídos para juntos marcarem presença no Ministério da Agricultura, Embaixada Chinesa e até mesmo ir até a China para pedir a homologação de mais frigoríficos em Rondônia, saindo do monopólio”, defendeu.

O parlamentar concluiu elogiando que a festa é maravilhosa, mas que a realidade é dura, e que as autoridades precisam se posicionar, construindo, desde já, uma agenda positiva para homologar outros frigoríficos para exportar para china, valorizando assim a matéria prima, automaticamente, permitindo mais ganho e rentabilidade para o Estado, agindo em todos os setores da economia de Rondônia.

Texto: Elaine Maia/ALE-RO
Foto: Diego Queiroz/ALE-RO

Compartilhe: