Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

G1

Safra do café robusta amazônico em RO deve ter aumento de 16% na produção, aponta Conab


Compartilhe:

Publicado por

em


Safra de café robusta beneficiado deve ser de aproximadamente 2.640,2 mil sacas, em uma área de 65,5 mil hectares. Café Robusta Amazônico
Thaís Nauara/g1 Rondônia
O desenvolvimento do café robusta amazônico em Rondônia não foi impactado pelas condições climáticas, revelou o 2º Levantamento da Safra 2022, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira (19).
Segundo o boletim, em comparação com o ano anterior, a produção neste ano deve ter aumento de 16%. Dessa forma, a safra do café robusta beneficiado em Rondônia deve ser de aproximadamente 2.640,2 mil sacas, em uma área de 65,5 mil hectares.
Além disso, Rondônia deve ter um aumento de 13% na produtividade, devendo alcançar 40,3 scs/ha.
De acordo com a Conab, os bons números são reflexo das “boas condições climáticas” e da busca no investimento em melhorias nos pacotes tecnológicos por parte dos produtores.
Segundo a companhia, “há uma renovação em curso no padrão da cafeicultura, com a substituição das lavouras antigas implantadas com sementes e com baixo padrão tecnológico por café clonal.”
Produtores da região tem optado por plantas mais produtivas, resistentes a pragas e doenças e melhor adaptação às condições climáticas.
LEIA MAIS: Dia de Campo do Café apresenta 10 variedades do Robusta Amazônico em Porto Velho
VEJA TAMBÉM: Colheita do café robusta amazônico deve ter aumento de 10% na comparação com o ano passado
Veja outras notícias do campo

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: